FBI emite aviso sobre ataques cibernéticos no Dia de Ação de Graças

Fonte: Wikinotícias

22 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Federal Bureau of Investigation (FBI) e a Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA) emitiram hoje um aviso nas suas redes sociais sobre possíveis ataques cibernéticos esta semana nos Estados Unidos, em função do feriado do Dia de Ação de Graças, que acontece na próxima quinta-feira. O aviso é principalmente para pequenas e grandes empresas, já que, segundo o texto no portal, durante os feriados as defesas de rede e o suporte de TI das organizações costumam estar com capacidade reduzida.

Segundo o FBI, já se observou outras vezes "um aumento em ataques de ransomware altamente impactantes ocorrendo em feriados e fins de semana". O órgão também informou que por ora não tem, no entanto, nenhum relato específico de ameaças, mas que o público deve ficar vigilante.

Ataques recentes

Segundo o FBI, os ataques recentes com mais impactos foram:

  • Em maio de 2021, antes do final de semana do Dia das Mães, o ransomware DarkSide foi instalado na rede de TI de uma entidade de infraestrutura crítica do setor de energia, resultando nas suspensão das operações por uma semana. Depois que os criminosos obtiveram acesso à rede da empresa, implantaram um ransomware para criptografar os dados da organização para extorsão, pedindo um resgate;
  • Em maio de 2021, durante o fim de semana do Memorial Day, uma entidade de infraestrutura crítica no setor de alimentos sofreu um ataque do ransomware Sodinokibi/REvil, o que afetou a produção de carne no país e na Austrália;
  • Em julho de 2021, durante o feriado de 4 de julho, o ransomware Sodinokibi/REvil foi usado para atacar uma entidade de infraestrutura crítica do setor de TI, afetando centenas de organizações, incluindo vários provedores de serviços gerenciados e seus clientes.

Notícias Relacionadas

Fontes