Físico britânico Stephen Hawking morre aos 76 anos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário
Stephen Hawking em 2013.

14 de março de 2018

Inglaterra

O físico britânico Stephen Hawking morreu na manhã desta quarta-feira (14) em sua casa em Cambridge, no Reino Unido, em decorrência de complicações da esclerose lateral amiotrófica (ELA) com a qual conviveu desde os 21 anos.

A notícia foi dada por familiares de Hawking. Na declaração, os seus filhos Lucy, Robert e Tim relataram que ele morreu nas primeiras horas do dia. "Estamos profundamente tristes pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje", afirmam, lembrando que o pai era "um cientista e uma pessoa extraordinária, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos". Os três também destacam que "sua coragem e persistência, com seu brilho e humor, inspiraram pessoas em todo o mundo".

Nascido em 8 de janeiro de 1942, Hawking foi físico teórico, astrofísico, cosmólogo e divulgador, que sofria de uma doença vinculada à esclerose lateral amiotrófica. A doença se agravou com o passar dos anos, fazendo com que ficasse praticamente paralisado e, com isso, ele foi obrigado a se comunicar por meio de um aparelho que reproduzia sua voz, o que não o impediu de continuar investigando os segredos do universo.

Hawking escreveu o livro Uma Breve História do Tempo, que foi um best-seller internacional, tornando-o em uma das maiores celebridades do mundo científico desde Albert Einstein.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati