Em cadeia nacional, Bolsonaro fala sobre gestão e vacinas; houve panelaços

Fonte: Wikinotícias
Bolsonaro durante o pronunciamento (Anderson Riedel/Palácio do Planalto)

3 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de ontem (02/06). Em uma tentativa de reverter a queda de popularidade e os efeitos políticos da CPI da Covid, o presidente falou sobre vacinas, pandemia, economia e manteve seu posicionamento contra o isolamento e social. “Sinto profundamente cada vida perdida em nosso país. Hoje alcançamos a marca de 100 milhões de doses de vacinas distribuídas a estados e municípios”, afirmou.

O presidente também disse que o Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta e reafirmou que "neste ano, todos os brasileiros que assim o desejarem serão vacinados, vacinas essas que foram aprovadas pela Anvisa", afirmou. O mandatário se refere a números absolutos de doses aplicadas. Entre todos os países do mundo, porém, o país é o 64º no ranking de doses aplicadas a cada 100 habitantes.

Contra governadores

Bolsonaro afirmou que seu governo “não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas, não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais”. A declaração é contrária à medidas de restrição de circulação impostas por governadores, necessárias para o combate da pandemia.

Declarou ainda sempre ter dito que o país enfrentava “dois problemas, o vírus e o desemprego, que deveriam ser tratados com a mesma responsabilidade e de forma simultânea”. De fato, um recente levantamento aponta que a fome provocada pela pandemia atinge 19 milhões de brasileiros.

Economia

Bolsonaro também dedicou parte do pronunciamento à economia. Entre os pontos mencionados, estão o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia, a sanção da lei que tornou permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 "superior a 4%" - embora esse dado esteja em discordância com o próprio Ministério da Economia, divulgado no último dia 18, que estima crescimento de 3,5%. Segundo o Relatório Focus, do Banco Central, a previsão do mercado financeiro é de alta de 3,9%.

Também em seu pronunciamento, Bolsonaro destacou as reformas que estão avançando no Congresso Nacional. Afirmou que “as estatais, no passado, davam prejuízo devido à corrupção sistêmica e generalizada”, e que "hoje são lucrativas".

Panelaço

Durante a fala do presidente, várias capitais do país registraram panelaços contra o governo, durante aproximadamente 5 minutos de pronunciamento. Houveram registros de panelaço em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife (PE), Maceió (AL), Vitória (ES) e João Pessoa (PB). Em algumas cidades, como São Paulo, houve também buzinaço e gritos de "Fora Bolsonaro" pelas ruas. O panelaço foi considerado "histórico" pela oposição.

Notícias Relacionadas

Fontes