Lula venceria Bolsonaro com diferença de 18 pontos no 2º turno em 2022, diz PoderData

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

15 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Lula em 2018 - Foto: Mídia Ninja

Por Brasil de Fato

Pesquisa divulgada na quarta-feira (14) pelo instituto PoderData, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um eventual segundo turno na eleição presidencial de 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), abriu um vantagem de 18 pontos percentuais e seria eleito o próximo mandatário da República neste cenário.

O instituto foi a campo em todo o Brasil e realizou 3.500 entrevistas entre os dias 12 e 14 de abril. Segundo a pesquisa, o petista teria 52% contra 34% do atual presidente. A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022. Até hoje, porém, os direitos políticos de Lula seguem ameaçados por decisões judiciais que deverão ser tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dias.

O PoderData captou uma piora das intenções de voto para Bolsonaro na comparação com duas semanas atrás, quando apenas Lula e Ciro Gomes (PDT) venceriam o ex-capitão do Exército em um eventual 2º turno, e por uma menor margem de vot. Apesar disso, Bolsonaro segue sendo o preferido de aproximadamente um terço do eleitorado brasileiro, de acordo com o levantamento.

Pelos dados da pesquisa, Bolsonaro perderia hoje num confronto direto para Lula (52% X 34%) e para o empresário e apresentador da TV Globo Luciano Huck (48% X 35%).

Contra outros três possíveis candidatos testados, Bolsonaro ficaria apenas em situação de empate técnico (a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos): Bolsonaro 38% X 37% João Doria (PSDB); Bolsonaro 38% X 37% Sergio Moro (sem partido) e Bolsonaro 38% X 38% Ciro Gomes.

Como se nota, Lula é o virtual candidato que alcança o maior número de intenções de votos entre todos os nomes testados.

Com relação ao primeiro turno, a pesquisa aponta em primeiro lugar, com 34% das intenções de voto, à frente de Bolsonaro (31%), Ciro Gomes, do PDT, que tem 6% e está empatado com Luciano Huck no mesmo patamar.

Fonte[editar]



Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit