Edgars Rinkevics se torna o primeiro chefe de Estado abertamente gay na UE

Fonte: Wikinotícias
Edgars Rinkēvičs em 2019

11 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Edgars Rinkēvičs, ministro das Relações Exteriores da Letônia, tornou-se o primeiro chefe de Estado abertamente gay na União Europeia. Durante sua posse como novo presidente do país, ele prometeu lutar pela inclusão e pela igualdade.

Depois de ser eleito pelo parlamento letão em 31 de maio, Rinkevics fez um discurso de posse inspirador, dizendo que usaria seus poderes para influenciar a legislação e moldar a opinião pública para tornar a Letônia mais inclusiva e igualitária. “A Letônia é um país soberano, livre e democrático. Mas deve ser legal e justo para todos. Cada pessoa na Letônia, seus cidadãos, devem se sentir incluídos, legalmente protegidos e seguros”, disse o novo presidente, referindo-se ao seu apoio anterior a uma lei de união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Rinkevics serviu como ministro das Relações Exteriores de 2011 até sua renúncia oficial na sexta-feira e revelou publicamente sua orientação sexual em novembro de 2014. Em seu discurso inaugural, ele enfatizou a importância da inclusão, dizendo que “os direitos de todas as pessoas na Letônia devem ser respeitados e protegidos de acordo com com os mais altos valores e padrões de direitos humanos”.

“Estou pronto para trabalhar em estreita colaboração com o legislativo, o executivo e o judiciário para atingir esses objetivos”, acrescentou.

Fontes