EUA pede cuidado nas negociações com a Rússia e China
11 de setembro de 2020
Os opacos acordos políticos e comerciais da Rússia e da China com a América Latina e o Caribe ameaçam desestabilizar o Hemisfério Ocidental, disse o vice-chefe do Comando Sul dos EUA, Michael Plain.
O oficial disse que a crescente participação da Rússia e da China nos assuntos da região pode ter consequências negativas. Ele até comparou as ações de ambos países com o comportamento de organizações criminosas transnacionais.
“Eu gostaria de enfatizar que os Estados Unidos têm enormes benefícios de segurança com um Hemisfério Ocidental pacífico, estável e seguro”, disse Plehn. “Mas se falamos sobre a competição de grandes potências, então a China e a Rússia não valorizam o que nossas democracias ocidentais valorizam. Eles não valorizam os princípios que valorizamos e que defendemos firmemente com nossos parceiros”.
“Eles, China e Rússia, prosperam da mesma forma que as organizações criminosas transnacionais — em decisões políticas e comerciais opacas. E eles usam isso a seu favor”, continuou ele.
A Rússia tem laços de longa data com Cuba, Venezuela e Nicarágua.
Fontes
- ((ru)) Генерал США призвал Латинскую Америку к осторожности в сделках с Россией и Китаем [inativa] — Voz da América, 11 de setembro de 2020. Página visitada em 12 de setembro de 2020
. Arquivada em 1 de outubro de 2020
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Генерал США призвал Латинскую Америку к осторожности в сделках с Россией и Китаем", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |