Explosão de fogos de artifício no México deixa 30 feridos em comemoração ao Dia da Virgem de Guadalupe
12 de dezembro de 2024
Explosão pirotécnica no sul do México deixa 30 feridos em comemoração ao Dia da Virgem de Guadalupe, 16 deles em estado grave, segundo a mídia local.
Uma explosão de fogos de artifício no México feriu pelo menos 30 pessoas na quinta-feira durante as festividades do Dia da Virgem de Guadalupe em uma igreja no estado de Guerrero, disseram autoridades locais.
Três crianças, que ficaram gravemente feridas na explosão ocorrida na cidade de Tlalchapa, foram transferidas por via aérea para um hospital especializado.
No total, 16 pessoas ficaram gravemente feridas, informou a Secretaria de Saúde de Guerrero, citada pela mídia local.
No dia 12 de dezembro de cada ano, o México celebra o Dia da Virgem de Guadalupe, um ícone religioso nacional. Enquanto milhões de peregrinos católicos convergem para a basílica da Cidade do México, a maioria das igrejas locais também realiza celebrações individuais.
A Proteção Civil de Guerrero disse que pelo menos 30 pessoas ficaram feridas na explosão em Tlalchapa.
"O governo estadual fornece as facilidades para transferir por via aérea três menores, que ficaram gravemente feridos devido à explosão maciça de foguetes", acrescentou em um comunicado.
A governadora do estado, Evelyn Salgado, disse em X que estava monitorando a situação das crianças e fornecendo o apoio necessário.
Pessoas que sofreram queimaduras leves e lesões auditivas também foram transferidas para diferentes hospitais da região.
As celebrações mexicanas são frequentemente acompanhadas pelo uso de fogos de artifício e outros produtos pirotécnicos. As autoridades de saúde alertaram os moradores para tomarem precauções, especialmente com crianças.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((es)) Voz da América. Explosión de pirotecnia en México deja 30 heridos en celebración por Día de la Virgen de Guadalupe — VOA, 12 de dezembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |