Duas estátuas de Cristóvão Colombo são derrubadas em Chicago
26 de julho de 2020
Duas estátuas de Cristóvão Colombo foram derrubadas em Chicago nesta sexta-feira, 24 de julho, em meio a um "acerto de contas" nos Estados Unidos (EU) sobre o controverso papel do explorador italiano na história das Américas, informa a AFP.
A estátua no Grant Park da cidade - envolta em plástico - foi removida ainda de manhã cedo, enquanto pequenos grupos de espectadores observavam. "É ótimo ver a estátua cair", disse uma moradora, Brenda Armenta, à AFP. Uma segunda estátua do navegador, chamado descobridor de "O Novo Mundo", também foi retirada do Arrigo Park, na orla do bairro Little Italy de Chicago.
Estátuas de Colombo e outras figuras ligadas ao colonialismo e à escravidão foram derrubadas nos EU e em todo o mundo após os protestos provocados pelo assassinato de George Floyd, em maio passado, em Minneapolis. Floyd, que estava desarmado, morreu sob custódia policial, após ser sufocado por um dos agentes. [O caso levou a surgimento do movimento Black Lives Matter, que teve adesão em todo mundo].
Um comunicado em nome da prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, divulgado pela mídia local anunciou que as estátuas foram "temporariamente removidas (...) até uma nova ordem".
A medida "vem em resposta a manifestações que se tornaram inseguras tanto para manifestantes quanto para a polícia, bem como aos esforços de pessoas para derrubar a estátua do Grant Park de uma maneira extremamente perigosa", dizia o anúncio. "Esta medida é sobre um esforço para proteger a segurança pública e preservar um espaço seguro para o diálogo inclusivo e democrático sobre os símbolos de nossa cidade".
O legado de Colombo, que chegou às Américas em 1492, tem sido revisto e está levando a uma nova avaliação do tratamento brutal dos nativos americanos pelos colonizadores europeus.
Estátuas de Colombo foram removidas em outras cidades dos EU, como Baltimore, Boston e São Francisco.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
Notícias Relacionadas
- É derrubada a estátua de um escravista em Bristol
- Bélgica: cidade de Antuérpia retira estátua de Leopoldo II
- A estátua de Theodore Roosevelt será removida do Museu de História Natural de Nova York
- Na Virgínia, estátua de Cristóvão Colombo é vandalizada
Fontes
- Two statues of Christopher Columbus taken down in Chicago, PanARMENIAN, 25 de julho de 2020.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|