Duas estátuas de Cristóvão Colombo são derrubadas em Chicago

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

26 de julho de 2020

Duas estátuas de Cristóvão Colombo foram derrubadas em Chicago nesta sexta-feira, 24 de julho, em meio a um "acerto de contas" nos Estados Unidos (EU) sobre o controverso papel do explorador italiano na história das Américas, informa a AFP.

A estátua no Grant Park da cidade - envolta em plástico - foi removida ainda de manhã cedo, enquanto pequenos grupos de espectadores observavam. "É ótimo ver a estátua cair", disse uma moradora, Brenda Armenta, à AFP. Uma segunda estátua do navegador, chamado descobridor de "O Novo Mundo", também foi retirada do Arrigo Park, na orla do bairro Little Italy de Chicago.

Estátuas de Colombo e outras figuras ligadas ao colonialismo e à escravidão foram derrubadas nos EU e em todo o mundo após os protestos provocados pelo assassinato de George Floyd, em maio passado, em Minneapolis. Floyd, que estava desarmado, morreu sob custódia policial, após ser sufocado por um dos agentes. [O caso levou a surgimento do movimento Black Lives Matter, que teve adesão em todo mundo].

Um comunicado em nome da prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, divulgado pela mídia local anunciou que as estátuas foram "temporariamente removidas (...) até uma nova ordem".

A medida "vem em resposta a manifestações que se tornaram inseguras tanto para manifestantes quanto para a polícia, bem como aos esforços de pessoas para derrubar a estátua do Grant Park de uma maneira extremamente perigosa", dizia o anúncio. "Esta medida é sobre um esforço para proteger a segurança pública e preservar um espaço seguro para o diálogo inclusivo e democrático sobre os símbolos de nossa cidade".

O legado de Colombo, que chegou às Américas em 1492, tem sido revisto e está levando a uma nova avaliação do tratamento brutal dos nativos americanos pelos colonizadores europeus.

Estátuas de Colombo foram removidas em outras cidades dos EU, como Baltimore, Boston e São Francisco.

Notícia Relacionada

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com