Dia Internacional da Mulher 2021

Fonte: Wikinotícias
Celebrando nos Camarões o Dia Internacional da Mulher (2015)

8 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ano após ano, 8 de março é celebrado como o Dia Internacional da Mulher em todo o mundo. Celebra as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres, ao mesmo tempo em que destaca os problemas que elas enfrentam no dia a dia e também no ambiente profissional. O dia também é um apelo à ação para acelerar a paridade de gênero.

O dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países mas amplamente ignorada em outros. Em alguns lugares, é um dia de protesto; em outros, é um dia que celebra a feminilidade.

O Dia Internacional da Mulher homenageia as conquistas das mulheres em todo o mundo e nos lembra o que ainda precisa ser feito para a plena igualdade de gênero. Em 2021, estamos avaliando as muitas maneiras pelas quais o COVID-19 afetou desproporcionalmente mulheres e meninas em todo o mundo.

Este ano, o tema do Dia Internacional da Mulher, “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID-19”, comemora os esforços tremendos de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e de recuperação da pandemia COVID-19 e destaca as lacunas que permanecem.

A pandemia criou um novo cenário. Embora as mulheres tenham desempenhado um papel fundamental na resposta à crise, as desigualdades de gênero aumentaram em todas as áreas. Na educação, 767 milhões de mulheres e meninas foram afetadas pelo fechamento de escolas. Onze milhões podem nunca mais voltar às aulas, juntando-se aos 132 milhões que já haviam saído da escola antes da crise. Do ponto de vista econômico, a recessão está empurrando mais 47 milhões de mulheres e meninas para a pobreza, destruindo sua independência econômica e tornando-as mais vulneráveis à discriminação e violência de gênero.

No entanto, a liderança feminista não é prerrogativa apenas das mulheres. A igualdade de gênero não é apenas uma luta das mulheres, é uma luta por justiça social. Os homens também precisam se envolver na construção de uma sociedade mais justa.

Fonte

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.