Dia Internacional da Mulher 2021

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Celebrando nos Camarões o Dia Internacional da Mulher (2015)

8 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Ano após ano, 8 de março é celebrado como o Dia Internacional da Mulher em todo o mundo. Celebra as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres, ao mesmo tempo em que destaca os problemas que elas enfrentam no dia a dia e também no ambiente profissional. O dia também é um apelo à ação para acelerar a paridade de gênero.

O dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países mas amplamente ignorada em outros. Em alguns lugares, é um dia de protesto; em outros, é um dia que celebra a feminilidade.

O Dia Internacional da Mulher homenageia as conquistas das mulheres em todo o mundo e nos lembra o que ainda precisa ser feito para a plena igualdade de gênero. Em 2021, estamos avaliando as muitas maneiras pelas quais o COVID-19 afetou desproporcionalmente mulheres e meninas em todo o mundo.

Este ano, o tema do Dia Internacional da Mulher, “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID-19”, comemora os esforços tremendos de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e de recuperação da pandemia COVID-19 e destaca as lacunas que permanecem.

A pandemia criou um novo cenário. Embora as mulheres tenham desempenhado um papel fundamental na resposta à crise, as desigualdades de gênero aumentaram em todas as áreas. Na educação, 767 milhões de mulheres e meninas foram afetadas pelo fechamento de escolas. Onze milhões podem nunca mais voltar às aulas, juntando-se aos 132 milhões que já haviam saído da escola antes da crise. Do ponto de vista econômico, a recessão está empurrando mais 47 milhões de mulheres e meninas para a pobreza, destruindo sua independência econômica e tornando-as mais vulneráveis à discriminação e violência de gênero.

No entanto, a liderança feminista não é prerrogativa apenas das mulheres. A igualdade de gênero não é apenas uma luta das mulheres, é uma luta por justiça social. Os homens também precisam se envolver na construção de uma sociedade mais justa.

Fonte

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.