Democratas abrem processo de impeachment contra Trump; é o segundo processo do presidente
11 de janeiro de 2021
Donald Trump entrará na história não só por ter apoiado a invasão do Capitólio para evitar ser substituído por Joe Biden na Casa Branca, mas também como o único presidente dos Estados Unidos a sofrer dois processos de impeachment. No de 2019, do qual acabou absolvido graças à maioria do seu partido, o Republicano, no Senado, ele foi acusado de estar envolvido num esquema de fakenews contra Biden e seu filho, no qual tentou envolver o governo da Ucrânia.
Os democratas do Parlamento apresentaram a resolução no meio desta manhã (em horário local), acusando Trump de "incitação à insurreição". Na introdução, apontaram que as repetidas afirmações de Trump sobre fraude eleitoral e seu discurso no dia 06 passado, antes da certificação de Joe Biden pelo congresso, acabaram incitando grupos extremistas à invasão. O documento também cita o fato de Trump ter ligado para o secretário eleitoral da Geórgia pressionando-o a "encontrar" 11.780 votos, que lhe dariam a vitória no estado, e fala da 14ª Emenda, que "proíbe qualquer pessoa que tenha se engajado em insurreição ou rebelião contra os Estados Unidos Estados" de ocupar cargo público.
A proposta foi apresentada pelos deputados do Partido Democrata David Cicilline, de Rhode Island, Jamie Raskin, de Maryland, e Ted Lieu, da Califórnia, e deve ser votada nos próximos dias.
Cidilline, que divulgou o documento na íntegra e seu Twitter, escreveu: "posso informar que agora temos votos suficientes para o impeachment".
Segundo o Democratic Calition, 215 congressistas já disseram que votarão "sim" para impichar Trump.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- Trump recebe duras críticas após tentar fraudar resultado das eleições na Geórgia
- Presidente da Câmara: "se Pence não invocar a emenda para destituir Trump, o Congresso pode se preparar para o impeachment"
- Pence é duramente criticado ao dizer que espera que Trump fique "mais instável" para invocar 25ª Emenda
Fontes
- Here is the article of impeachment, David Cicilline, 11 de janeiro de 2021.
- House Democrats introduce impeachment resolution, charging Trump with 'incitement of insurrection', 11 de janeiro de 2021.
- Democrats move ahead with efforts to remove Trump, BBC, 11 de janeiro de 2021.
- UPDATE: announced he is on board so that gives us 215 YES votes for impeachment, Democratic Coalition, BBC, 11 de janeiro de 2021.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|