Covid-19: variante Ômicron se espalha pelo mundo; países que registram casos já passam de dez

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

28 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Já chegam hoje a 12 os países que confirmaram infecções pela variante Ômicron (B.1.1.529) do Sars-Cov-2. Após Israel, Bélgica, Honk Kong, Botsuana e África do Sul reportarem casos na sexta-feira, grupo ao qual e se juntaram o Reino Unido, Alemanha, Itália, Austrália e República Tcheca ontem, hoje, os Países Baixos e a Dinamarca confirmaram contaminações com a nova cepa.

Segundo dados preliminares da Associação Médica da África do Sul, país que detectou a variante e os primeiros casos, até agora os pacientes têm desenvolvido covid-19 com sintomas leves, que geralmente podem ser tratados em casa.

A OMS nomeou a Ômicron na sexta-feira e a classificou como “de preocupação” - uma vez que ela tem 50 mutações e pode estar por trás de um aumento de mais de 10 vezes nos casos de covid-19 na África do Sul em novembro - após o que, dezenas de países, inclusive o Brasil, fecharam as fronteiras com países da África Austral. Israel, inclusive, fechou ontem temporariamente as fronteiras com todo o mundo.

Questões como se ela aumenta a taxa de infecções e se as vacinas já em uso continuam sendo eficazes estão sendo estudadas pelos cientistas.

Notícias Relacionadas

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit