Dia Mundial de Luta contra a AIDS 2024 é comemorado em todo o mundo
2 de dezembro de 2024
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS 2024 é sua 37ª comemoração desde seu primeiro reconhecimento pelas Nações Unidas em 1988. A observância, destinada a aumentar a conscientização pública sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), bem como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), foi marcada por governos e organizações não governamentais em todo o mundo em 1º de dezembro, com muitos fazendo anúncios em antecipação ao evento.
O tema da ONU para este ano é "Tomar o caminho dos direitos" para acabar com a AIDS, enfatizando uma abordagem focada nos direitos humanos. É o último Dia Mundial da AIDS antes da meta 95-95-95 do UNAIDS para o tratamento, já que a prevenção deve ser cumprida em 2025.
Na América Latina e no Caribe, a Organização Pan-Americana da Saúde estava lançando uma campanha "Melhor com a PrEP". Nos Estados Unidos, o tema do governo para este ano foi "Ação Coletiva: Sustentar e Acelerar o Progresso do HIV". O presidente Biden sediaria o AIDS Memorial Quilt no gramado sul da Casa Branca pela primeira vez e, em 5 de dezembro, a Casa Branca também sediaria "Melhorando a vida das pessoas com HIV: um simpósio de qualidade de vida". Nos últimos dias, o governo Biden também anunciou uma expansão na implementação da Lei de Equidade de Políticas de Órgãos do HIV. Em atividades não governamentais, o 35º ano do Dia Sem Arte seria marcado pela Visual AIDS no Whitney Museum em Nova York, e a estrela pop latina Ricky Martin seria a atração principal do Concerto do Dia Mundial da AIDS da AIDS Healthcare Foundation em Miami.
Na África do Sul, o tema do governo para este ano é "Direitos Iguais, Cuidados Iguais". O vice-presidente Paul Mashatile, presidente do Conselho Nacional de AIDS da África do Sul, lideraria a comemoração nacional em Mdantsane, no Cabo Oriental. No Quênia, a Meia Maratona do Dia Mundial de Luta contra a AIDS 2024 em Nairóbi foi organizada pela secretária de Saúde, Deborah Mlongo Barasa, com foco em homens e meninos que vivem com HIV. Na Nigéria, o tema do governo este ano foi o foco em acabar com a AIDS entre as crianças do país até 2030. Em Gana, os esforços ativistas deste ano se concentraram em garantir recursos do governo para o Fundo Nacional de HIV/AIDS, que originalmente deveria ter sido estabelecido em 2016 sob a Comissão de AIDS de Gana.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, uma agência da União Europeia, estava marcando a data divulgando os dados mais recentes de vigilância do HIV para a Região Europeia da OMS. No Reino Unido, o primeiro-ministro Starmer prometeu acabar com todas as novas transmissões de HIV na Inglaterra até 2030 para ser apoiado por novos fundos para testes domésticos de exclusão e também financiamento expandido para serviços internacionais de saúde. Na Europa Central e Oriental, os países que não fazem parte da UE, como a Bósnia e Herzegovina, limitaram suas atividades a eventos informativos, aconselhamento e atividades de teste gratuitas organizadas nas principais cidades.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) We are closer than ever to a future without HIV – our leaders must rise to the occasion — The Daily Telegraph, 28 de novembro de 2024
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "World AIDS Day 2024 is marked around the world", proveniente de Wikinotícias em Inglês em sua versão de 1 de dezembro de 2024. |