Coreia do Norte lança míssil de longo alcance

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

7 de fevereiro de 2016

Coreia do Norte — Autoridades da Coreia do Norte anunciaram o lançamento de um míssil de longo alcance, apesar das advertências realizadas pela comunidade internacional. Mídia locais dizem que o foguete foi lançado ao noroeste do país e que este passou pelo espaço aéreo japonês.

Essa ação contradiz a notificação do governo à Organização Marítima Internacional (IMO), com um lançamento para postar em órbita de um satélite de observação terrestre que aconteceria entre os dias 8 a 25 de Fevereiro. Uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas foi solicitada pela Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

Japão e Coreia do Sul haviam condenado o lançamento e advertiram a Coreia do Norte de "abster-se" com seu plano. Coréia do Sul adverte que terá que pagar se seguir com seu plano. Enquanto Shinzo Abe anunciou que seu gabinete está trabalhando com a Coreia do Sul e os Estados Unidos para preparar uma resposta, além de classificar o lançamento de "intolerável" e ser uma "violação clara" das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A zona de lançamento coincide com as rotas de voo entre o Japão com Filipinas, Indonésia, Malásia e Singapura. Os aviôes estão sendo desviados para evitar uma queda das partes do foguete após o anúncio, entre eles os da companhia linha aérea Japan Airlines e All Nippon Airways.

Em 6 de janeiro passado, Coreia do Norte reclamou haver realizado teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio que provocou um terremoto no seu território.

Até o momento não se sabe se os resultados deste lançamento são bem sucedidos.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati