Coreia do Norte lança míssil de longo alcance

Fonte: Wikinotícias

Coreia do Norte • 7 de fevereiro de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades da Coreia do Norte anunciaram o lançamento de um míssil de longo alcance, apesar das advertências realizadas pela comunidade internacional. Mídia locais dizem que o foguete foi lançado ao noroeste do país e que este passou pelo espaço aéreo japonês.

Essa ação contradiz a notificação do governo à Organização Marítima Internacional (IMO), com um lançamento para postar em órbita de um satélite de observação terrestre que aconteceria entre os dias 8 a 25 de Fevereiro. Uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas foi solicitada pela Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

Japão e Coreia do Sul haviam condenado o lançamento e advertiram a Coreia do Norte de "abster-se" com seu plano. Coréia do Sul adverte que terá que pagar se seguir com seu plano. Enquanto Shinzo Abe anunciou que seu gabinete está trabalhando com a Coreia do Sul e os Estados Unidos para preparar uma resposta, além de classificar o lançamento de "intolerável" e ser uma "violação clara" das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A zona de lançamento coincide com as rotas de voo entre o Japão com Filipinas, Indonésia, Malásia e Singapura. Os aviôes estão sendo desviados para evitar uma queda das partes do foguete após o anúncio, entre eles os da companhia linha aérea Japan Airlines e All Nippon Airways.

Em 6 de janeiro passado, Coreia do Norte reclamou haver realizado teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio que provocou um terremoto no seu território.

Até o momento não se sabe se os resultados deste lançamento são bem sucedidos.

Fontes