Saltar para o conteúdo

Complicações no parto causaram morte de Tori Bowie, releva autópsia

Fonte: Wikinotícias
Nota: Atualizado em 16 de junho de 2023. Para maiores informações veja o histórico.
Bowie em 2015

15 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma autópsia da norte-americana Tori Bowie revelou que a velocista morreu em decorrência de complicações do parto. Ela morreu em 2 de maio, aos 32 anos.

Em entrevista para NBC, a agente Kimberly Holland afirmou que Bowie não queria ir ao hospital e falava raramente sobre a gravidez. “Eu comecei a sair, eu acho, um pouco enfadonha, porque ela começou a me calar e disse: 'Senhorita Kim, o bebê está bem'. Então essa foi a minha deixa para deixar isso de lado”, disse ela.

Com 1,75 m, Bowie pesava apenas 43 quilos quando encontrada em casa. O bebê pesava 1,8 kg e media aproximadamente 16 polegadas. “Como adulto, você toma suas próprias decisões… Provavelmente teríamos lidado com tudo de maneira diferente para garantir que tudo fosse feito corretamente”, declarou Holland.

O caso chamou atenção para ocorrência de eclampsia em mulheres negras. Outras personalidades se pronunciaram e chamaram atenção sobre a preferência de algumas mulheres negras estadunidenses de não ir ao hospital e casos de racismo.

Crescendo em Sandhill, Mississippi, Bowie foi persuadida a praticar atletismo quando adolescente e rapidamente subiu na hierarquia como velocista e saltadora em distância. Bowie teve uma performance eletrizante nas Olimpíadas do Rio 2016, onde conquistou a prata nos 100m e o bronze nos 200m. Em seguida, correu na equipe 4x100 com Tianna Bartoletta, Allyson Felix e English Gardner para levar o ouro.

Um ano depois, venceu os 100m no campeonato mundial de 2017 em Londres. Ela também ajudou a equipe 4x100 a chegar ao ouro.

“Ela era uma personalidade muito entusiasmada e brilhante”, disse o treinador de atletismo Craig Poole anteriormente, que trabalhou com Bowie no início de sua carreira e novamente mais tarde. "Foi muito divertido trabalhar com ela."

A comunidade atlética lamentou a perda de Bowie nas redes sociais. A jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce postou no Twitter: “Meu coração se parte pela família de Tori Bowie. Uma grande concorrente e fonte de luz. Sua energia e sorriso sempre estarão comigo. Que descanse em paz”.

Fontes