Comandante do Khmer Vermelho morre aos 82 anos

Fonte: Wikinotícias

21 de julho de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ta Mok, também conhecido como "Açougueiro", comandante militar do regime do Khmer Vermelho que aterrorizou a população do Camboja nos anos 1970, morreu nesta sexta-feira (21) num hospital militar em Phnom Penh. Ele era um dos réus em julgamento por um tribunal internacional das acusações de genocídio e crimes contra a humanidade cometidos durante o regime do Khmer.

Ta Mok estava preso desde 1999 e foi recentemente transferido ao hospital da prisão porque sofria de pressão alta e tuberculose. O homem de 82 anos entrou em coma há uma semana e morreu nesta sexta de causas naturais, "devido a sua saúde precária e problemas respiratórios," segundo um médico contou para a agência Reuters.

O verdadeiro nome de Ta Mok é desconhecido, mas segundo dizem pode ser: Ek Choeun ou Oeung Choeun. Ele juntou-se ao Khmer Vermelho depois de ter tomado parte dos movimentos de resistência contra os japoneses e os franceses, até ascender ao posto de chefe de pessoal do grupo maoísta. Acredita-se que ele tenha comandado as execuções durante a época do Kampuchea Democrático. Estima-se que aproximadamente 1,7 milhões de pessoas foram torturadas e mortas nos chamados "campos da morte", o que valeu-lhe a alcunha de “açougueiro”. Depois da queda do regime, ele continuou a liderar uma facção, até ser capturado pelas forças cambojanas em 1999.

Com a morte de Ta Mok agora resta só um comandante do Khmer Vermelho vivo para enfrentar o julgamento: Kang Kek Leu ("Duch"), o chefe do centro de interrogatório Tuol Sleng S-21. A maior parte dos outros membros do Khmer que estão vivos está também com saúde precária. O principal líder do Khmer Vermelho, Pol Pot, morreu em 1998 supostamente de causas naturais, sem ter sido julgado.

O facto de restarem poucos líderes do Khmer Vermelho vivos e a maioria estar muito velha levantou a questão sobre a demora em se instaurar um tribunal. Os julgamentos dos réus do antigo regime comunista são conduzidos por um tribunal especial criado pelo Camboja, com o apoio das Nações Unidas.

Um porta-voz do tribunal, Reach Sambath, disse sexta-feira que "uma fonte valiosa de informação" também já faleceu.

Youk Chang, diretor do Centro de Documentação do Camboja, que estuda os crimes cometidos pelo Khmer Vermelho, disse que a morte de Ta Mok foi "ultrajante". "Algumas pessoas podem estar felizes com isto,” ele disse para a AP, “mas não as vítimas que estiveram esperando pela justiça durante um longo tempo,"

Morm Mol, sobrinho de Ta Mok, disse que ficou "triste" com a morte do tio.

Ver também

Fontes