Rei cambojano aprova filho do primeiro-ministro Hun Sen como sucessor

Fonte: Wikinotícias
Hun Manet em 2022

8 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O rei do Camboja nomeou oficialmente o filho mais velho do primeiro-ministro Hun Sen, Hun Manet, como o próximo primeiro-ministro.

Segundo a AFP e a Reuters, o rei Norodom Sihamoni, do Camboja, nomeou o filho mais velho, Hun Manet, vice-comandante do exército cambojano, como próximo primeiro-ministro a pedido do primeiro-ministro Hun Sen ontem (07).

O primeiro-ministro cambojano é nomeado pelo rei por recomendação do primeiro partido na Assembleia Nacional.

Na época, a eleição geral foi criticada pela comunidade internacional por proibir os principais candidatos da oposição de concorrer.

Hun Manet deve assumir o cargo de primeiro-ministro após um voto de confiança da Assembleia Nacional no dia 22.

Hun Manet, um vice-comandante do exército cambojano de 45 anos e general do exército, formou-se na Academia Militar dos EUA em West Point e recebeu um doutorado da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Anteriormente, observadores e a mídia estrangeira já previram que Hun Sen, que liderou o Camboja com mãos de ferro por 38 anos após assumir o cargo de primeiro-ministro em 1985, exerceria influência nos bastidores.

Segundo a AFP, o líder da oposição cambojana, Sam Rainsy, criticou a sucessão, dizendo que era um erro esperar que os cambojanos ganhassem mais liberdade sob o governo de Hun Manet ou se distanciassem da China.

Notícia relacionada

Fontes