Saltar para o conteúdo

Países lutam para evacuar cidadãos da zona de guerra Israel-Hamas

Fonte: Wikinotícias
Incêndios em Israel e na Faixa de Gaza

10 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os governos de todo o mundo estão a esforçar-se para saber o paradeiro dos seus cidadãos em Israel e, em alguns casos, evacuá-los no meio do conflito entre Israel e o grupo militante palestiniano Hamas.

Vários estrangeiros foram mortos ou feitos reféns no sábado, principalmente em um festival de música no qual cerca de 260 pessoas perderam a vida.

O Departamento de Estado dos EUA confirmou a morte de nove cidadãos norte-americanos na segunda-feira. O governo da Tailândia disse que 12 cidadãos tailandeses foram mortos e outros 11 feitos reféns. A Argentina confirmou que quatro dos seus cidadãos foram mortos, enquanto a BBC informou que "mais de 10" cidadãos britânicos estão mortos ou desaparecidos, embora apenas duas mortes tenham sido confirmadas.

A Hungria evacuou 215 pessoas de Israel em dois aviões durante a noite, e elas pousaram em segurança em Budapeste, disse o ministro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, em uma publicação no Facebook na manhã de segunda-feira.

O Albânia informou que um voo transportando 40 cidadãos da Albânia, Kosovo e Macedônia do Norte posou na capital Tirana no domingo à noite. Os evacuados foram recebidos no aeroporto pelo ministro das Relações Exteriores da Albânia, Igli Hasani.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Albânia anunciou que "nos próximos dias, haverá mais voos especiais para Tel Aviv, enquanto também estamos coordenando com os ministérios irmãos dos países da região para ajudar todos os cidadãos que procuram regressar a seus países."

A Macedônia do Norte está tentando organizar uma evacuação para entre 150 e 200 dos seus cidadãos que permanecem em Israel. O primeiro-ministro do país, Dimitar Kovacevski, disse que a embaixada em Israel “trabalhando sem parar” para contatar e localizar todos eles. “A questão agora é contatá-los, encontrar uma maneira de sair de Israel e voltar para casa em segurança”, disse ele.

Outros esforços de evacuação em grande escala estão em curso. O Ministério das Relações Exteriores da Tailândia disse que 1.000 cidadãos tailandeses solicitaram ajuda. A Força Aérea Real Tailandesa está de prontidão para evacuá-los, disse a primeira-ministra Srettha Thavisin.

O México anunciou na segunda-feira que enviaria dois aviões a Tel Aviv para resgatar cidadãos mexicanos. O presidente Andrés Manuel Lopez Obrador disse que cerca de 5.000 cidadãos mexicanos estão em Israel e cerca de 300 pediram para sair.

O porta-voz do Camboja, Pen Bona, disse que o país também estava trabalhando para evacuar os cambojanos. Ele disse que o governo está dialogando com as autoridades israelenses "para que possam garantir a segurança de todos os cidadãos e estudantes cambojanos que estão lá".

Fontes