Ciclone Yaas deixa Índia e Bangladesh em alerta; é o segundo ciclone a atingir a Índia em menos de 10 dias

Fonte: Wikinotícias

25 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Yass na noite de 24 de maio

Os estados de Orissa e Bengala Ocidental, na costa nordeste da Índia, estão em alerta máximo com a aproximação do Ciclone tropical Yaas, atualmente classificado como "severo", com ventos de mais de 100km/h.

O Yass deve tocar terra na cidade de Balasore, na divisa entre os dois estados, entre a manhã e início da tarde de quarta-feira (26/05), quando pode estar classificado como um ciclone extremamente severo, com ventos que podem passar de 150km/h, o equivalente a um furacão de categoria 3 da escala SSHWS.

Ao menos 90 linhas de trem já foram fechadas nos dois estados pela East Coast Railway, como parte da preparação para enfrentar o fenômeno, e uma evacuação maciça está prevista em todas as áreas de risco. Alertas foram emitidos pelo Serviço Meteorológico indiano para agitação marítima causada por ondas de 5 metros de altura em toda área noroeste da Baía de Bengala.

Bangladesh, no norte da Baía, deve ser pouco afetada, mas, por precaução, autoridades dos distritos de Satkhira, Khulna e Bagerhat, e da Ilha Hatiya, em Noakhali, já fizeram os preparativos necessários, deixando prontos mais de 4 mil abrigos contra ciclones. Além disto, centenas de equipes de emergência do Programa de Preparação para Ciclones (CPP - Cyclone Preparedness Program) estão de prontidão para ajudar os afetados, se necessário. Avisos marítimos também foram emitidos dos portos de Chittagong, Cox's Bazar, Mongla e Payra para que as embarcações procurem um lugar seguro.

O Yass é o segundo ciclone a atingir a Índia em menos de 10 dias. No dia 17 passado, o ciclone Tauktae atingiu a costa oeste do país, na região de Gujarat, matando mais de 150 pessoas.

Referência

Notícias Relacionadas

Fontes