Índia: ciclone Tauktae causa dezenas de mortes; há pessoas desaparecidas no mar

Fonte: Wikinotícias

20 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Tauktae na noite do dia 17, ao tocar terra em Gujarat

O extremamente severo ciclone Tauktae causou uma tragédia na Índia, deixando dezenas de vítimas fatais. Hoje, no entanto, o fenômeno já está enfraquecido, estando classificado como depressão tropical, e deve se extinguir até amanhã, enquanto causa chuvas e ventos de pouca intensidade no leste do Rajastão e noroeste de Madhya Pradesh.

Trinta e sete (37) pessoas continuam desaparecidas após o Tauktae virar a barcaça P305, da Oil Natural Gas Corporation Ltd (ONGC), na plataforma petrolífera de Sagar Bhushan, e o rebocador Varaprada, que rebocava a barcaça Gal Constructor, no dia 17 passado.

Quarenta e nove (49) corpos da P305 já foram recuperados e as buscas pelos desaparecidos continuam, envolvendo dois navios da Marinha da Índia, o Kochi e o Kolkata, três navios da Guarda Costeira, 14 outros navios de propriedade da ONGC, além de embarcações privadas. Helicópteros da Marinha também ajudam nas buscas.

Outros três navios da ONGC ficaram à deriva e um total de cerca de 800 pessoas estavam nas quatro embarcações quando o ciclone atingiu a área da plataforma com ventos de mais de 150km/h, provocando ondas marítimas que chegaram a 8 metros de altura.

Avisos ignorados

Segundo o The Indian Express, avisos foram enviados à ONGC nos dias 11 e 13 de maio pelas autoridades navais indianas, mas o capitão da P305 teria dito que “tinha certeza de que o ciclone iria passar sem atingi-los”.

Mortes em terra

Cinquenta e três (53) pessoas morreram no estado de Gujarat, onde o ciclone chegou com força à costa na noite do dia 17. O primeiro-ministro indiano Narendra Modi sobrevoou a região ontem e liberou cerca de 150 milhões de dólares como auxílio imediato aos atingidos.

Estima-se, no entanto, que os danos causados custem quase 500 milhões de dólares, com a destruição de residências, prédios, estradas, redes de energia elétrica e plantações.

Dias antes, enquanto se aproximava da costa indiana na região de Mumbai, ao menos outras 16 pessoas já haviam falecido na região de Mumbai.

Pior ciclone em 30 anos

O Tauktae foi classificado, ainda na semana passada, como o ciclone mais intenso a atingir a costa Oeste da Índia em 30 anos.

Anualmente, a Índia é atingida por alguns ciclones, de intensidades diversa, durante a chamada "temporada de ciclones no Índico Norte'. No ano passado, o destaque da temporada ficou com ciclone Amphan, a primeira tempestade super ciclônica na Baía de Bengala desde o ciclone de Orissa de 1999.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes