Ciclone Alex, já rebaixado, atinge noroeste da Europa, após migrar do Pacífico para o Atlântico

Fonte: Wikinotícias

10 de junho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os remanescentes da tempestade tropical Alex se transformaram em um sistema de baixa pressão típico e se movem pelo Atlântico para perto do noroeste da Europa. Estão sob alerta para chuvas e ventos fortes as costas oeste da Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Inglaterra e o sul e sudeste da Islândia.

O vice-chefe de meteorologia do Met Office da Inglaterra, Chris Almond, disse: “embora não seja mais uma tempestade com nome, os remanescentes da ex-tempestade tropical Alex trarão alguns ventos fortes na metade norte do Reino Unido - especialmente para a Escócia e a Irlanda do Norte na sexta e no sábado.” Ele também informou que os ventos devem atingir cerca de 45mph (~70km/h) em algumas partes do norte do Reino Unido, com a chance de algumas rajadas de 55mph (~85km/h) em algumas ilhas e nas áreas costeiras.

De Agatha para Alex

O Alex é um ciclone que se formou no Oceano Pacífico nordeste e chegou ao sul do México nomeado Agatha e como um furacão C2 na semana passada. Depois de passar pelo continente mexicano, voltou a ganhar força perto de Cuba, tendo sido renomeado Alex. No Golfo do México, afetou, além de Cuba, a Flórida, cujo território também ultrapassou, antes de chegar até o Atlântico, onde serpenteou rumo à Europa.

A transição do fenômeno não é um fato isolado e a previsão de que Agatha se tornasse Alex e chegasse até a Europa já vinha sendo feita pelos serviços de meteorologia ao redor do mundo desde que o sistema atingiu o México.

Notícias relacionadas

Fontes