Ciclone Alex fará termômetros baterem 40ºC na Espanha e Portugal

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

7 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Espanha e Portugal se preparam para uma semana de dias quentes, principalmente entre a sexta-feira e domingo próximos, quando as temperaturas devem passar de 40ºC em Sevilla e Córdoba e nos vales de Guadiana e Tajo, na Espanha, e Beira Baixa, Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio, em Portugal. A temperatura ficará agradável apenas no extremo norte da Península Ibérica, onde ficará na casa dos 20ºC.

Parte da trajetória do Alex

A subida das temperaturas acontece com a aproximação do ciclone extratropical Alex, que serpenteia pelo Oceano Atlântico rumo à região entre o norte do Reino Unido e sul da Islândia, e que, segundo o meteorologista Alfredo Graça do portal Tempo - Meteored, “empurrará a crista anticiclônica até à Europa”, o que causará a subida dos termômetros.

O Alex é um ciclone que se formou no Oceano Pacífico nordeste e chegou ao sul do México nomeado Agatha e como um furacão C2 na semana passada. Depois de passar pelo continente mexicano, voltou a ganhar força perto de Cuba, tendo sido renomeado Alex. No Golfo do México, afetou, além de Cuba, a Flórida, cujo território também ultrapassou, antes de chegar até o Atlântico, onde serpenteia rumo a nordeste.

Notícias Relacionadas

Fontes