Saltar para o conteúdo

Chile se despede de Sebastián Piñera após velório massivo

Fonte: Wikinotícias
Velório de Piñera

10 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na sexta-feira, o Chile deu sua última despedida ao ex-presidente Sebastián Piñera no terceiro dia de luto nacional, no qual ocorreu uma missa e um funeral de Estado repleto de homenagens institucionais, familiares e populares.

O caixão chegou com todas as honras à catedral de Santiago depois que o mundo político o homenageou no antigo Congresso Nacional com um discurso encabeçada pelo presidente Gabriel Boric e discursos de representantes dos três poderes do Estado.

“Ele foi o protagonista da nossa transição para a democracia e também da sua consolidação”, disse Boric. “Ele abriu caminho para uma direita moderna, democrática, liberal, aberta ao diálogo”.

O Chile se despede “de um dos seus mais destacados protagonistas. A construção coletiva do nosso presente não seria o que conhecemos sem a sua destacada participação”, declarou a ex-presidente do país, Michele Bachelet.

“Ele foi um democrata exemplar”, disse o ex-presidente Eduardo Frei, um dos presentes na homenagem, que também fez um discurso.

Os presentes aplaudiram a presença da família e sua menção durante os discursos, bem como a chegada de Boric, cuja gestão do funeral foi elogiada por todo o espectro político chileno.

O ex-presidente chileno Sebastián Piñera morreu esta semana aos 74 anos num acidente de avião no sul do país, e na sexta-feira recebeu as honras de um funeral de Estado após dois dias de vigília no centro da capital, onde milhares de pessoas pessoas chegaram para homenagear o líder conservador.

Milhares de chilenos passaram pelo antigo Congresso na tarde de quarta e quinta-feira, às vezes enfrentando dias muito quentes e esperando até quatro horas para prestar homenagem ao ex-presidente.

Do Congresso, o caixão foi transferido para a vizinha Catedral de Santiago, onde foi celebrada uma missa com a participação de autoridades, ex-presidentes e pessoas vindas do exterior para esta ocasião.

Posteriormente, o caixão passou pelo palácio presidencial La Moneda. De lá, agora os restos mortais seguirão para o Parque Memorial para um sepultamento íntimo do ex-presidente com seu pai, segundo divulgou a imprensa chilena.

Notícia relacionada

Fontes