Cerimônias fúnebres de Mário Soares começam nesta segunda em Lisboa

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário

Agência Brasil

9 de janeiro de 2017

Nestas segunda (9) e terça-feira (10), a cidade de Lisboa, capital de Portugal, terá um esquema especial de trânsito devido ao cortejo fúnebre de Mário Soares, ex-presidente do país e um dos maiores nomes da democracia portuguesa. O presidente do Brasil, Michel Temer, confirmou que viaja a Lisboa para participar, na terça-feira, do funeral. Os antigos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva divulgaram mensagens em que destacam a figura de Soares.

Mário Soares nasceu em 7 de dezembro de 1924, em Lisboa. Foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura, foi preso e exilou-se em ParisParis. De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro. Encabeçou a adesão de Portugal à Comunidade Econômica Europeiaem 1977, tendo assinado o tratado em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e governou por dois mandatos, até 1996.

O atual primeiro-ministro de Portugal, António Costa, descreveu-o como um homem que, ao longo de sua vida, lutou pela liberdade.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati