Cazaquistão: eleito novo presidente do Senado

Fonte: Wikinotícias

6 de maio de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Maulen Ashimbaev em 2013

Maulen Ashimbaev foi eleito presidente do Senado do Cazaquistão. A informação foi anunciada no Facebook por Berik Wali, um porta-voz do presidente Kassym-Jomart Tokayev. O serviço de imprensa do Senado afirmou que ele foi eleito por unanimidade em votação secreta. Ashimbaev disse:

O presidente anunciou as principais tarefas que o país enfrenta. A questão mais premente hoje é a luta contra a pandemia que se espalhou pelo mundo. No final do estado de emergência, como observado pelo chefe de Estado, a principal tarefa de todos os órgãos estaduais deve ser dar continuidade na política do elbasy, implementando a estratégia do presidente que visa um maior desenvolvimento do estado, economia e melhoria do bem-estar da população do país. O Senado do Cazaquistão fará todo o necessário para um apoio legislativo de qualidade à política do chefe de Estado.

Ashimbaev substituiu Dariga Nazarbayeva, a filha mais velha do ex-presidente, que Tokayev retirou do cargo na véspera. Maulen Ashimbaev, 49 anos, atuou anteriormente como vice-chefe da administração presidencial. O presidente o demitiu deste cargo e o enviou ao Senado.

Ashimbaev nasceu em 28 de janeiro de 1971. Em 1993, ele se formou na Universidade Nacional do Cazaque com um diploma em economia. Concluiu um estágio na Universidade Johns Hopkins, nos EUA, em 2003–2004. Ele iniciou sua carreira em 1993. Ao longo dos anos, trabalhou como vice-secretário do Conselho de Segurança, e como assistente do presidente.

Fontes