COVID-19: vacina de Oxford deve ser produzida no Brasil a partir de dezembro
2 de agosto de 2020
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde do Brasil e a AstraZeneca assinaram nesta sexta-feira, 31 de julho, um acordo para a produção de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança. Inicialmente, 30 milhões de doses devem ser produzidas entre dezembro e janeiro e 70 milhões ao longo dos dois primeiros trimestres de 2021.
O Ministério da Saúde prevê um repasse de R$ 522,1 milhões para a estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos. O objetivo é ampliar a capacidade nacional de produção de vacinas e tecnologia disponível para a proteção da população. Outros R$ 1,3 bilhões são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de Encomenda Tecnológica. Os valores contemplam a finalização da vacina.
A vacina, chamada ChAdOx1 nCoV-19, está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e já está em fase de estudos clínicos no Brasil e em outros países. O acordo garante também o total domínio tecnológico para que Bio-Manguinhos tenha condições de produzir a vacina de forma independente.
Assim que disponível no Brasil, a ChAdOx1 nCoV-19 será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), através do Sistema Único de Saúde (SUS).
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- Governo assina Medida Provisória para compra da vacina de Oxford contra COVID-19
- COVID-19: novos dados indicam que vacina de Oxford produz forte resposta imunológica
- COVID-19: caso vacina de Oxford se comprove eficaz, produção no Brasil começa em dezembro
- COVID-19: Oxford amplia teste de vacina em humanos
Fonte
- Fiocruz e AstraZeneca alinham detalhes para produção de vacina, Governo do Brasil - Ministério da Saúde, 31 de julho de 2020.
![]() | Esta notícia é uma transcrição parcial ou total do Governo do Brasil. Este texto pode ser utilizado desde que seja atribuído corretamente aos autores e ao sítio oficial. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|