COVID-19: Creative Commons lidera projeto para divulgar informações
28 de agosto de 2020
A organização Creative Commons (CC) anunciou ontem que assumiu a liderança e a administração do Open COVID Pledge.
No início deste ano, a CC uniu forças com um grupo internacional de pesquisadores, cientistas, acadêmicos e advogados para acelerar o desenvolvimento de diagnósticos, vacinas, terapias, equipamentos médicos e soluções de software que podem ser usados para auxiliar na luta contra a COVID- 19. O resultado foi o Open COVID Pledge, um projeto que oferece uma maneira simples para universidades, empresas e outros colocarem suas patentes e direitos autorais à disposição do público para serem utilizados durante a atual crise de saúde pública.
Os usuários de licenças CC estarão familiarizados com a abordagem do Open COVID Pledge. Assim como as licenças CC, o Open COVID Pledge oferece licenças públicas padrão e gratuitas que qualquer pessoa pode usar, a fim de remover obstáculos desnecessários à disseminação do conhecimento.
Amazon, Facebook, Fujitsu, Hewlett Packard Enterprise, IBM, Intel, Microsoft, NASA JPL, Sandia National Laboratories e Uber estão entre as dezenas de empresas e instituições que usaram o Open COVID Pledge para tornar suas patentes e direitos autorais abertos ao público em apoio à soluções para a pandemia. À medida que a CC assume esse novo papel de liderança no projeto, é estimulada pelo potencial de expandir seu escopo, alcance e impacto internacionais.
A CC continuará trabalhando com grandes empresas para desbloquear seus direitos de propriedade intelectual (PI) na busca por salvar vidas, mas também pretende formar equipes com startups menores, universidades e até mesmo inovadores individuais - especialmente em partes do mundo que não são bem representadas pela lista atual de promotores e apoiadores do projeto e que detêm patentes e outros PIs essenciais para o luta contra a COVID. A CC busca esse objetivo colaborando com membros da comunidade mundial, incluindo organizações internacionais que trabalham com direitos autorais e políticas de PI, como a OMS e outros órgãos da ONU.
A CC também aproveitará seu relacionamento com a Creative Commons Global Network para expandir o projeto, pois acredita que esta iniciativa terá um impacto profundo que vai além da pandemia de COVID-19, pois o conjunto comum de valores, ferramentas e princípios para o uso responsável da PI em benefício do interesse público formado durante esta crise específica pode e deve ser usado como um modelo para lidar com outras crises, como as mudanças climáticas.
Empresas, universidades ou pesquisadores que quiserem conhecer e participar do projeto, devem acessar o site https://opencovidpledge.org/.
Fonte
Nota: Conforme o Creative Commons em seu rodapé, "exceto onde indicado de outra forma, o conteúdo deste site está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional", que permite "copiar e redistribui o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente".
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|