Câmara aprova impeachment de Trump, mas falta votação no Senado
13 de janeiro de 2021
Donald Trump se tornou hoje o único presidente dos Estados Unidos (EU) a ter o impeachment aprovado duas vezes na Câmara de Representantes (Deputados). Foram 232 votos a favor e 197 contra, resultado esperado, já que a maioria dos representantes é do Partido Democrata.
O processo segue agora para o Senado, onde o presidente conta com a maioria do seu partido, o Republicano. No entanto, ao contrário do que aconteceu em 2019, quando os senadores o absolveram no processo das fakenews sobre Joe Biden e seu filho, que chegou a envolver o governo da Ucrânia, espera-se que desta vez os senadores votem "sim", já que diversos deles se manifestaram contra a postura de Trump nas últimas semanas, principalmente contra o discurso que culminou na invasão do Capitólio na quarta-feira passada.
Entre os que estariam dispostos a votar contra Trump estaria o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, que no entanto avisou que a votação pelos senadores só acontecerá depois de Trump deixar o cargo, no dia 19 de janeiro próximo.
Se for impichado pelo Senado, Trump não poderá voltar a concorrer à presidência dos EU, o que viria, segundo alguns analistas, de encontro à vontade de alguns políticos republicanos, que não só querem desvincular o Partido Republicano do presidente, como também ocupar o espaço de liderança que será deixado vago.
MAGA
Segundo analistas, Trump poderia estar planejando fundar um novo partido, o MAGA - Make America Great Again - marcando definitivamente a ruptura com o Partido Republicano. Impichado, no entanto, ele não poderá voltar a concorrer - o que para alguns o fará lançar um de seus filhos, provavelmente Ivanka, à presidência em 2024.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- Histórico: Capitólio é invadido por manifestantes pró-Trump que tentam impedir certificação de Biden
- Democratas abrem processo de impeachment contra Trump; é o segundo processo do presidente
Fontes
- Donald Trump pode deixar Republicanos e criar novo partido, defende analista, Jornal Económico, 09 de novembro de 2020.
- Senado dos EUA só julgará impeachment de Trump após fim do mandato, Conjur, 11 de janeiro de 2020.
- Ivanka Trump apparently thinks she’s going to ride this insurrection out and be president one day, Vanity Fair, 12 de janeiro de 2020.
- Trump torna-se primeiro presidente dos EUA a enfrentar segundo processo de destituição, Euronews, 13 de janeiro de 2021.
- Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump, CNN Brasil, 13 de janeiro de 2021.
- Impeachment revela as fraturas que a invasão do Capitólio provocou no Partido Republicano, 13 de janeiro de 2021.
- Impeachment de Trump: os republicanos que estão se voltando contra o presidente, BBC Brasil, 13 de janeiro de 2021.
Compartilhe essa notícia: |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|