Brasil manifesta preocupação com muro entre Estados Unidos e México

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

27 de janeiro de 2017

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse ter recebido "com preocupação" a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar a construção de um muro na fronteira com o México. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 26.

"A grande maioria dos países da América Latina mantém estreitos laços de amizade com o povo dos Estados Unidos. Por isso, o Governo brasileiro recebeu com preocupação a ideia da construção de um muro para separar nações irmãs do nosso continente sem que haja consenso entre ambas", diz a nota do Itamaraty.

"O Brasil sempre se conduziu com base na firme crença de que as questões entre povos amigos – como é o caso de Estados Unidos e México – devem ser solucionadas pelo diálogo e pela construção de espaços de entendimento", acrescentou o governo brasileiro no comunicado.

Reunião cancelada

O Presidente do México Enrique Peña Nieto cancelou nesta quinta-feira um encontro previsto com o seu homólogo americano na próxima terça-feira, 31.

Trump assinou na quarta-feira (25) um decreto no qual autoriza a construção de um muro ao longo dos 3.200 km da fronteira entre ambos os países para frear a entrada de imigrantes ilegais.

Após a assinatura, Peña Nieto citou que desaprovava a decisão, e reconfirmou que seu país não pagará pela construção do muro.

Para financiar sua construção, o governo de Trump adiantou que taxará os produtos importados do México em 20 por cento.

Notícias Relacionadas

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati