Brasil manifesta preocupação com muro entre Estados Unidos e México

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

27 de janeiro de 2017

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse ter recebido "com preocupação" a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar a construção de um muro na fronteira com o México. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 26.

"A grande maioria dos países da América Latina mantém estreitos laços de amizade com o povo dos Estados Unidos. Por isso, o Governo brasileiro recebeu com preocupação a ideia da construção de um muro para separar nações irmãs do nosso continente sem que haja consenso entre ambas", diz a nota do Itamaraty.

"O Brasil sempre se conduziu com base na firme crença de que as questões entre povos amigos – como é o caso de Estados Unidos e México – devem ser solucionadas pelo diálogo e pela construção de espaços de entendimento", acrescentou o governo brasileiro no comunicado.

Reunião cancelada

O Presidente do México Enrique Peña Nieto cancelou nesta quinta-feira um encontro previsto com o seu homólogo americano na próxima terça-feira, 31.

Trump assinou na quarta-feira (25) um decreto no qual autoriza a construção de um muro ao longo dos 3.200 km da fronteira entre ambos os países para frear a entrada de imigrantes ilegais.

Após a assinatura, Peña Nieto citou que desaprovava a decisão, e reconfirmou que seu país não pagará pela construção do muro.

Para financiar sua construção, o governo de Trump adiantou que taxará os produtos importados do México em 20 por cento.

Notícias Relacionadas

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati