Brasil manifesta preocupação com muro entre Estados Unidos e México
27 de janeiro de 2017
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse ter recebido "com preocupação" a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar a construção de um muro na fronteira com o México. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 26.
"A grande maioria dos países da América Latina mantém estreitos laços de amizade com o povo dos Estados Unidos. Por isso, o Governo brasileiro recebeu com preocupação a ideia da construção de um muro para separar nações irmãs do nosso continente sem que haja consenso entre ambas", diz a nota do Itamaraty.
"O Brasil sempre se conduziu com base na firme crença de que as questões entre povos amigos – como é o caso de Estados Unidos e México – devem ser solucionadas pelo diálogo e pela construção de espaços de entendimento", acrescentou o governo brasileiro no comunicado.
Reunião cancelada
O Presidente do México Enrique Peña Nieto cancelou nesta quinta-feira um encontro previsto com o seu homólogo americano na próxima terça-feira, 31.
Trump assinou na quarta-feira (25) um decreto no qual autoriza a construção de um muro ao longo dos 3.200 km da fronteira entre ambos os países para frear a entrada de imigrantes ilegais.
Após a assinatura, Peña Nieto citou que desaprovava a decisão, e reconfirmou que seu país não pagará pela construção do muro.
Para financiar sua construção, o governo de Trump adiantou que taxará os produtos importados do México em 20 por cento.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- "Peña Nieto cancela encontro com Donald Trump", Wikinotícias, 26 de janeiro de 2017.
- "Trump assina ordem para construção de muro na fronteira do México", Wikinotícias, 25 de janeiro de 2017.
Fonte
- VOA. Brasil manifesta preocupação com muro entre Estados Unidos e México— VOA, 27 de janeiro de 2017
- Agência Brasil. Muro entre o México e EUA preocupa governo do Brasil, diz Itamarary— IstoÉ, 26 de janeiro de 2017 20h30m
- AFP. Brasil 'preocupado' com muro na fronteira dos EUA e México— BOL, 26 de janeiro de 2017 22h04m
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|