Bielorrússia nomea Oleg Kravchenko como embaixador nos EUA
20 de julho de 2020
O presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, nomeou o vice-ministro das Relações Exteriores, Oleg Kravchenko, como embaixador deste país nos Estados Unidos.
A decisão de Minsk e Washington de restaurar a representação diplomática ao nível de embaixadores foi anunciada no outono passado, durante a visita do vice-secretário de Estado dos EUA, David Hale, à Bielorrússia.
O presidente dos EUA, Donald Trump, no início de maio deste ano nomeou Julie Fisher, vice-secretária de Estado adjunta da Europa Ocidental e União Europeia, para o cargo de embaixadora em Minsk.
Em 2008, as autoridades bielorrussas retiraram seu representante de Washington, após sanções dos EUA, impostas por numerosas violações dos direitos humanos e rompimento da "Lei de Democracia na Bielorrússia", adotada em 2004 pelo Congresso dos EUA.
O documento exige a libertação de presos por motivos políticos ou religiosos — principalmente membros da oposição e jornalistas independentes —, fornecer uma explicação abrangente dos desaparecimentos de figuras e jornalistas críticos, interromper repressões contra a mídia independente, sindicatos e ONGs, além de eleições presidenciais e parlamentares livres e justas.
O diplomata visitou Washington várias vezes nos últimos anos, participando de mesas-redondas e eventos conjuntos com o Departamento de Estado dos EUA.
Em entrevista, Kravchenko disse que os interesses dos Estados Unidos e da Bielorrússia coincidem em várias áreas: “Entre as áreas em que nossos interesses coincidem, em primeiro lugar, a interação na atração de recursos financeiros, o diálogo econômico e energético, a segurança internacional, a cooperação das agências policiais”.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Беларусь назначила Олега Кравченко послом в США", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
Беларусь назначила Олега Кравченко послом в США— Voz da América, 20 de julho de 2020
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|