Biden conversa com o presidente Lula

Fonte: Wikinotícias

10 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou a violência relacionada aos resultados das eleições presidenciais brasileiras em um telefonema com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ontem (09).

A Casa Branca dos EUA disse em comunicado que o presidente Biden “condenou a violência e os ataques às instituições democráticas e à transferência pacífica de poder” na ligação.

O presidente Biden também “entregou o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia no Brasil e ao livre arbítrio do povo brasileiro, expresso na recente eleição presidencial brasileira, vencida pelo presidente Lula”.

Na teleconferência daquele dia, “o presidente Biden convidou o presidente Lula a visitar Washington no início de fevereiro para discussões aprofundadas sobre uma ampla gama de agendas comuns, e o presidente Lula aceitou”, disse a Casa Branca.

No Brasil, no dia 8, milhares de apoiadores do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que perdeu as eleições presidenciais em outubro, invadiram o parlamento brasileiro, a corte suprema e o palácio presidencial.

Enquanto isso, a Casa Branca disse que ainda não recebeu um pedido oficial do governo brasileiro sobre a situação de Bolsonaro nos Estados Unidos, que entrou no país no final do mês passado.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que consideraria seriamente o pedido do governo brasileiro.

Fontes