Após bloqueio, desembargador determina desbloqueio do WhatsApp no Brasil
![]() | Atualização "Vivo teria bloqueado outros aplicativos além do WhatsApp" |

18 de dezembro de 2015
São Paulo — Após o Tribunal de Justiça de São Paulo determinar o bloqueio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp Messenger, o desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do mesmo tribunal, determinou o desbloqueio imediato do aplicativo em todo o território nacional. Os provedores de internet serão notificados hoje mesmo para desbloquearem o acesso ao WhatsApp.
O aplicativo sofreu o bloqueio após não receber um pedido feito pela justiça. O bloqueio foi feito com base na lei do Marco Civil da Internet. O caso se repercutiu na internet, fazendo que o CEO do Facebook (dono do aplicativo), Mark Zuckerberg, e um de seus criadores, Jan Koum, se pronunciassem pelas redes sociais. A operadora de telefonia Oi disse, em comunicado, que entrou com um recurso para desbloquear o aplicativo.
O aplicativo foi desbloqueado pelas operadoras de telefonia a partir das 12h51min de hoje. O tribunal não esclareceu de quem partiu o pedido da liminar, se foi por parte das operadoras de telefonia ou feitas pelo próprio WhatsApp e/ou Facebook.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
- "Com base no Marco Civil da Internet, aplicativo de mensagens WhatsApp é bloqueado no Brasil", Wikinotícias, 17 de dezembro de 2015.
Fontes
Justiça determina bloqueio do aplicativo WhatsApp— Tribunal de Justiça de São Paulo, 16 de dezembro de 2015. Página visitada em 17 de dezembro de 2015.
WhatsApp bloqueado: operadoras são intimadas a barrar app no país por 48h— G1, 16 de dezembro de 2015. Página visitada em 17 de dezembro de 2015.
Mark Zuckerberg critica a suspensão do WhatsApp no Brasil— Veja, 17 de dezembro de 2015. Página visitada em 17 de dezembro de 2015.
Desembargador determina o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil— R7, 17 de dezembro de 2015. Página visitada em 17 de dezembro de 2015.
Vinícius Andrade. Suspensão do Whatsapp é “desmedida" e deve cair ainda hoje, diz especialista— O Financistas, 17 de dezembro de 2015. Página visitada em 17 de dezembro de 2015.
Guilherme Amado. Desembargador de São Paulo determina desbloqueio de WhatsApp em todo o Brasil— O Globo, 17 de dezembro de 2015. Página visitada em 17 de dezembro de 2015.
Rafael Bucco. WhatsApp volta a funcionar, por determinação da Justiça— TeleSíntese, 17 de dezembro de 2015. Página visitada em 17 de dezembro de 2015.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|