Andrzej Duda vence eleição presidencial na Polônia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

13 de julho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O atual presidente da Polônia, Andrzej Duda, venceu o segundo turno da eleição presidencial realizada neste domingo (12). Depois de contar 99% das cédulas, Duda recebeu 51,2% dos votos. A difícil vitória foi anunciada na segunda-feira de manhã.

“Obrigado a todos os meus compatriotas poloneses que votaram em mim e participaram da votação. Quero agradecer a todos de todo o coração”, disse Duda durante um comício em Pultusk.

O partido de Duda, Lei e Justiça, quer aumentar sua participação no parlamento e pretende seguir uma política conservadora, que muitos na União Europeia condenam como antidemocrática. Esta política inclui a promessa de excluir o estudo de direitos LGBTs do currículo escolar.

Rafał Tshaskovsky, apoiado pelo partido Plataforma Cívica, fez campanha com promessas de manter programas sociais populares iniciados pelo partido no poder, mas anunciou que iria bloquear qualquer projeto de lei que considerasse inconstitucional. Além disso, defendeu a restauração de boas relações com a UE.

Devido a pandemia de COVID-19, o primeiro turno foi adiado por quase dois meses. Observadores acreditam que o adiamento das eleições afetou negativamente Duda, que viu sua popularidade cair.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit