Milhares de agricultores poloneses fazem greve e bloqueiam fronteira com a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

10 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Milhares de agricultores poloneses realizaram na sexta-feira bloqueios em 250 locais e bloquearam passagens de fronteira para a Ucrânia para protestar contra as medidas da União Europeia contra as alterações climáticas e o fluxo de produtos agrícolas para o país.

A mídia e vídeos nas redes sociais mostraram longas filas de tratores em vários postos de fronteira com a Ucrânia e em rodovias de todo o país. O canal de notícias nacional Polsat informou que a polícia em Varsóvia emitiu avisos de trânsito para grande parte do país, especialmente na fronteira com a Ucrânia.

Em Poznan, a cerca de 300 quilômetros a oeste de Varsóvia, os agricultores estacionaram cerca de 1.000 tratores em frente aos escritórios do governo regional.

O sindicato dos agricultores da Polônia disse que as ações de sexta-feira dão início a uma greve geral de um mês.

Os agricultores poloneses juntaram-se a uma série mais ampla de protestos dos seus homólogos em toda a Europa nas últimas semanas, incluindo na Alemanha, França, Roménia, Grécia, Lituânia, Bélgica e Letónia.

Embora a Polônia se junte aos agricultores desses países no protesto contra as regulamentações ambientais impostas pela UE, o sindicato dos agricultores polacos e os líderes agrícolas dizem que foram prejudicados em particular pelo fluxo de produtos mais baratos vindos da Ucrânia para o país, criando uma concorrência desleal.

Numa entrevista à Polsat esta semana, o Ministro da Agricultura da Polônia, Czesław Siekierski, disse que os agricultores em greve têm queixas legítimas e estão “protestando no interesse de todos nós como consumidores”.

A UE relaxou algumas tarifas e regulamentos relativos aos produtos agrícolas da Ucrânia após a invasão da Rússia em 2022. Siekierski disse que a Polônia tem estado em conversações com as autoridades da UE.

Falando terça-feira ao parlamento da UE em Estrasburgo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que os agricultores mereciam ser ouvidos.

Fontes[editar | editar código-fonte]