Acesso a Wikipédia é bloqueado na Turquia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikimedia Foundation headquarters
Histórias Relatadas
Mais informação na Wikimedia Foundation


29 de abril de 2017

Binali Yıldırım, primeiro-ministro da Turquia

O acesso a enciclopédia Wikipedia foi bloqueado na Turquia pelas autoridades as 8 horas da manha (05:00 UTC), de acordo com um comunicado da Turquia Blocks, um site online. "A falta de disponibilidade [Internet] no país é constante por causa dos filtros usados ​​para censurar o conteúdo", disse no comunicado.

A Turquia bloqueou o acesso à Wikipédia por ligar a nação a atividades terroristas, informou o governo neste sábado, de acordo com a agência estatal Anadolu. Artigos e comentários na popular enciclopédia online citam que a Turquia está "em coordenação e alinhada" com grupos terroristas, disse o Ministério dos Transportes, Assuntos Marítimos e Comunicações da Turquia.

Este bloqueio foi confirmado pela Agence France-Presse e pela Autoridade de Tecnologia da Informação e Comunicação Turca (BTK). "Após análise técnica e análise jurídica com base na Lei Nr. 5651, uma medida administrativa foi tomada para o site wikipedia.org", disse a BTK. Outros sites foram fechados temporariamente na Turquia, como as redes populares Facebook, Twitter e YouTube. Binali Yildirim, o primeiro-ministro, já havia dito que "de vez em quando, por razões de segurança, poderemos tomar tais medidas."

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati