Acesso a Wikipédia é bloqueado na Turquia

Fonte: Wikinotícias

29 de abril de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Binali Yıldırım, primeiro-ministro da Turquia

O acesso a enciclopédia Wikipedia foi bloqueado na Turquia pelas autoridades as 8 horas da manha (05:00 UTC), de acordo com um comunicado da Turquia Blocks, um site online. "A falta de disponibilidade [Internet] no país é constante por causa dos filtros usados ​​para censurar o conteúdo", disse no comunicado.

A Turquia bloqueou o acesso à Wikipédia por ligar a nação a atividades terroristas, informou o governo neste sábado, de acordo com a agência estatal Anadolu. Artigos e comentários na popular enciclopédia online citam que a Turquia está "em coordenação e alinhada" com grupos terroristas, disse o Ministério dos Transportes, Assuntos Marítimos e Comunicações da Turquia.

Este bloqueio foi confirmado pela Agence France-Presse e pela Autoridade de Tecnologia da Informação e Comunicação Turca (BTK). "Após análise técnica e análise jurídica com base na Lei Nr. 5651, uma medida administrativa foi tomada para o site wikipedia.org", disse a BTK. Outros sites foram fechados temporariamente na Turquia, como as redes populares Facebook, Twitter e YouTube. Binali Yildirim, o primeiro-ministro, já havia dito que "de vez em quando, por razões de segurança, poderemos tomar tais medidas."

Fonte