25,2 milhões de computadores ainda executam o Windows XP

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

8 de setembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Lançado em 2001 e sem suporte por vários anos, o Windows XP ainda é popular entre alguns usuários. No mês passado, 1,26% de todos os laptops e PCs do mundo rodavam esse sistema operacional de 19 anos, de acordo com a NetMarketShare. Notavelmente, os sistemas operacionais mais recentes, como Windows 8, ChromeOS e Windows Vista atingem muito menos dispositivos — 0,57%, 0,42% e 0,12%, respectivamente.

A Microsoft encerrou oficialmente o suporte para Windows XP em abril de 2014. Em outras palavras, o sistema operacional não recebe atualizações de segurança há seis anos. No entanto, de 2 bilhões de todos os computadores no mundo, 25,2 milhões estão executando o Windows XP.

O número de máquinas com Windows 10 continua crescendo. Atualmente, este sistema operacional está instalado em 60% de todos os computadores do mundo — 10% a mais que dois meses antes. O maior concorrente é o MacOS X 10.15, mas ele representa apenas 3,49% dos computadores.

O aumento da popularidade do Windows 10 é proporcional ao declínio da popularidade do Windows 7, que encerrou seu suporte em janeiro deste ano. Portanto, no ano passado, a porcentagem de máquinas que executam esse sistema operacional diminuiu de 31,53% para 22,31%.

Fontes

ru Под управлением Windows XP все еще работают 25,2 млн компьютеровSecurityLab, 8 de setembro de 2020

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com