12º aniversário da guerra russo-georgiana foi comemorado na Geórgia
8 de agosto de 2020
Em 7 de agosto, a Geórgia lembrou o 12º aniversário da guerra russo-georgiana. Representantes das autoridades georgianas, da oposição e também de parceiros internacionais da Geórgia pediram novamente à Rússia que cumprisse o acordo de cessar-fogo de 12 de agosto de 2008.
“A Guerra Russo-Georgiana de 2008 tirou a vida de centenas de nossos cidadãos, incluindo civis. Perdemos nossos soldados heróis, territórios. Foram dias trágicos, após os quais permaneceram grandes dores e graves consequências. Jamais aceitaremos a ocupação”, escreveu o primeiro-ministro georgiano Giorgi Gakharia na rede social Facebook.
A Embaixada dos Estados Unidos na Geórgia expressou apoio ao povo georgiano e pediu à Rússia que retirasse o reconhecimento de independência da Abcásia e Ossétia do Sul, fornecesse acesso irrestrito à ajuda humanitária nas regiões ocupadas e o retorno digno e seguro dos deslocados internos às suas casas.
A Delegação da União Europeia em Tbilissi lembrou também à Rússia o incumprimento das suas obrigações e, ao mesmo tempo, declarou o seu firme apoio à independência, soberania e integridade territorial da Geórgia dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas.
A Rússia ainda não comentou o aniversário da guerra, bem como as declarações da Geórgia e seus parceiros. Ao contrário da Geórgia e da comunidade mundial, que acreditam que a guerra começou em 7 de agosto de 2008, Moscou afirma que a data correta seria 8 de agosto.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Nestan Charkviani. В Грузии отметили 12-ю годовщину российско-грузинской войны— Voz da América, 7 de agosto de 2020
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "В Грузии отметили 12-ю годовщину российско-грузинской войны", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|