Xi Jinping telefona ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita

Fonte: Wikinotícias

28 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, no dia 28.

Xi disse em um telefonema que espera que a Arábia Saudita e o Irã mantenham seu compromisso como bons vizinhos e continuem a melhorar as relações com base no acordo alcançado em Pequim, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Em particular, Xi enfatizou que a China está pronta para continuar a apoiar o processo de negociações saudita-iranianas.

Em resposta, o príncipe herdeiro bin Salman agradeceu à China por apoiar a Arábia Saudita e os "esforços do Irã para desenvolver boas relações de vizinhança", informou a agência de notícias estatal.

A agência de notícias informou ainda que os dois líderes destacaram a importância dos laços estratégicos entre a Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, e a China, potência econômica que é um dos principais parceiros comerciais dos países do Golfo.

A Arábia Saudita e o Irã, que estão em desacordo como suseranos sunitas e xiitas no mundo islâmico, romperam relações diplomáticas em 2016, quando a Arábia Saudita executou um proeminente clérigo xiita, apesar da oposição do Irã.

Os dois países concordaram em normalizar as relações em negociações a portas fechadas em Pequim no dia 10, por meio da mediação do governo chinês, e concordaram em reabrir embaixadas mútuas dentro de dois meses.

Fontes