Xi Jinping se reúne com o presidente filipino

Fonte: Wikinotícias

4 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr., reuniram-se em Pequim no dia 4 para discutir a questão do Mar do Sul da China.

De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, os dois líderes concordaram no mesmo dia em "resolver questões marítimas por meio de consultas amigáveis" e retomaram as negociações relacionadas à exploração de petróleo e gás.

O gabinete do presidente filipino também emitiu um comunicado de imprensa no mesmo dia, informando que os dois países concordaram em restabelecer os laços e fortalecer a cooperação.

Xi destacou quatro campos principais de cooperação: agricultura, infraestrutura social, energia e cultura.

Durante sua visita à China, o presidente Marcos manifestou a intenção de assinar um importante acordo de infraestrutura social.

Os dois chefes de Estado também discutiram questões comerciais, incluindo a regulamentação da importação de frutas filipinas. A China responde por 20% do comércio exterior filipino.

Anteriormente, o presidente Xi e o presidente Marcos realizaram uma cúpula separada por ocasião da Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), realizada em Bangkok, Tailândia, em 17 de novembro.

Fontes