X, ex-Twitter, limita acesso de links, tem imagens apagadas e Musk sugere fim dos bloqueios

Fonte: Wikinotícias
Publicação de Elon Musk
Publicação de Elon Musk sugere fim da função bloquear, sendo corrigido por uma nota de rodapé

19 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O X, anteriormente conhecido como Twitter, passa por uma série de mudanças durante a gestão do bilionário Elon Musk. Segundo o jornal The Washington Post, a rede social decidiu limitar o acesso de alguns links.

Os afetados incluem concorrentes, como Facebook, Instagram, Bluesky (criado pelo fundador do Twitter) e Substack. A agência de notícias Reuters e o jornal The New York Times também registraram uma queda nos acessos através do X.

Segundo o The Washington Post, a limitação ocorre através do domínio "t.co", que é capaz de atrasar em cerca de cinco segundos o acesso. Os cofundadores do Substack — Chris Best, Hamish McKenzie e Jairaj Sethi — criticaram a mudança, chamando-a de "hostil".

Além disso, o Canaltech reportou que diversos usuários relataram o desaparecimento de imagens antigas, publicadas até 2014. Uma imagem feita pela apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres no Oscar daquele ano e que atingiu 2,8 milhões de compartilhamentos sumiu.

Segundo o portal, não é possível determinar se as imagens foram excluídas propositalmente ou ocorreu um erro. O X ainda não se pronunciou.

Musk também sugeriu a remoção da função "bloquear", no entanto foi corrigido pelos próprios usuários. Uma nota no rodapé da publicação afirma que a função não pode ser removida, pois trata-se de uma exigência em lojas de aplicativos, como Google Play Store e Apple Store.

Fontes