Wikipédia cubana inclui blogueira Yoani Sánchez

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

10 de fevereiro de 2012

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A enciclopédia digital on-line EcuRed, conhecida como Wikipédia cubana e operada pela Juventude Comunista de Cuba, incluiu recentemente em suas páginas o nome da blogueira opositora Yoani Sánchez. A entrada na EcuRed inclui foto de Sánchez e os dados biográficos.

Na EcuRed, ela é classificada como "cibermercenária" vinculada ao governo dos Estados Unidos: "Yoani Sánchez. Cibermercenária e blogueira cubana, que, em abril de 2007, começou a escrever o blog 'Generación Y'", o texto afirma que "foi promovida quase imediatamente (...) em vários jornais do mundo" e "está estreitamente vinculada às (opositoras) Damas de Branco e à Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana", apesar não trazer provas.

A enciclopédia foi irnaugurada em 13 de dezembro de 2010 pelo Joven Club, entidade da União de Jovens Comunistas, é frequentemente acusada de ser tedenciosa, parcialista, sem ponto de vista neutro aos assuntos internos e externos, inclusive ser porta-voz do regime ditadorial comunista que dura há meio século.

Ironicamente, a mídia da ilha, assim como a imprensa sob controle do Estado, que não dão informações sobre a dissidentes ou opositores, mas a EcuRed inclui em suas páginas (sem censura), além de Sánchez, alguns opositores, como o ciber-jornalista Guillermo Fariñas e as Damas de Blanco (Damas de Branco).

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit