Wikinotícias em russo registra bug

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

9 de setembro de 2020

Página Principal do Wikinotícias

Nesta quarta-feira, 9 de setembro, um representante oficial da Wikimedia Foundation notificou os membros do Wikinotícias em russo de que o mecanismo para a criação de feeds de notícias (DynamicPageList; DPL) seria removida.

A partir de então, a página principal do Wikinotícias e categorias apresentam erros. É impossível ver as últimas notícias publicadas no projeto. As postagens nas redes sociais também exibem um erro em vez do texto da notícia.

Depois de um tempo, Martin Urbanec relatou que o desligamento se deu devido à alta carga que o Wikinotícias russo cria nos servidores da Fundação Wikimedia.

Em discussões no projeto e no Phabricator (um projeto para fornecer suporte técnico), os usuários expressaram surpresa, pois o Wikinotícias possui poucas páginas em comparação a Wikipédia.

O erro indica limitações no software dos projetos da Wikimedia. Os usuários afirmaram que “até que os desenvolvedores resolvam o problema, a comunidade russa do Wikinotícias não poderá continuar trabalhando”.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.