Wikinotícias em português alcança 9 mil notícias

Fonte: Wikinotícias
Logo da Wikinotícias em português.
Ficheiro: Copyright: Wikimedia Foundation

13 de novembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Wikinotícias, versão da Wikinews em língua portuguesa, alcançou na última segunda-feira, dia 10 de novembro, a marca de nove mil notícias, com a notícia de Prefeitos debatem redução de tarifas do transporte público, publicada pelo usuário e wiki-jornalista, Leandro LV. A marca só poderia ser conhecida apenas só hoje, depois que mais de 30 notícias e spans irrelevantes foram apagados pelo administrador Grondin, deixando a Wikinotícias ter número errado de notícias realmente que tinha realmente. A Wikinotícias tem hoje 26 usuários (ou utilizadores) ativos nos últimos 30 dias.

As primeiras edições da Wikinotícias foram do usuário brasileiro Ikescs, com as notícias Terremoto de 6,9 graus alerta a Indonésia (às 17h43min UTC) e ONU é contra a clonagem humana (às 17h57min UTC). Alguns meses depois, também o usuário brasileiro Carlosar, passou a contribuir praticamente sozinho, quase que diariamente, as notícias sobre os casos do "Mensalão", das "Sanguessugas" e do mundo, com ajuda de outros wikipedistas e wiki-jornalistas.

Depois da popularização da Wikipédia, ocorrida entre 2005 a 2007, os wiki-jornalistas (todos vindos da Wikipédia em português) que participaram na época do lançamento, deixaram o projeto entre 2008 a 2009. As alegações foi por falta de tempo, outros por assuntos pessoais e até divergências com administradores, que por vez nem apareciam mais, apesar de estarem no cargo.

Esses resultados provocaram queda de publicação das notícias e levou a parar no tempo, perdendo posições e chegando a ficar na 8ª posição, que foi ultrapassada pela Wikinotícias em versão espanhol em 2009, ficando na atual 8ª posição. Entre final de 2011 até meados de 2012, voltou ter força, mas depois voltou ser abandonada depois que uns dos usuários mais ativos que publicava notícias foi acusado de usar conta para burlar bloqueio anterior e teve conta bloqueada e nunca mais voltou.

A história da Wikinotícias também é de abandono. Entre 2009 a 2011 e 2012 a 2014, praticamente abandonada, foi alvo de vandalismos de publicações de notícias irrelevantes e também dos spans que demoraram dias e meses a serem apagados.

Com aparecimento de novos wiki-jornalistas em meados de 2014, a versão lusófona finalmente voltou ser a mais produtivas de toda a Wikinotícias, tornando-se a oitava versão a alcançar esta marca. Antes da Wikinotícias em português alcançar 9 mil notícias, outros projetos já alcançaram essa marca: Wikinotícias em inglês, polonês, alemão, italiano, sérvio e francês. No final de outubro, era vez do espanhol.

Notícias Relacionadas

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.