Wikinotícias Discussão:Administradores

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Site de notícias falsas[editar]

Olá colegas. Cheguei até aqui pela busca da Wikipédia, que me indicou Jornalistas da Globo News chamam Bolsonaro de ex-presidente após soltura do Lula usando o Jornal da Cidade Online como referência nesta Wiki. Alguns dias atrás encontrei esta notícia mostrando que o site é usado para atacar pessoas vivas. Tentei remover o site como fiz na Wikipédia, mas vi que vocês têm políticas distintas. O que pode ser feito? Se puderem me pingar, agradeço. Boas! Ixocactus (discussão) 08h45min de 20 de maio de 2020 (UTC)

Olá @Ixocactus:, a notícia acima foi criada por um dos mais antigos colaboradores deste projeto, o Saskeh, ele cria notícias desde 2014. Pelo que estou entendendo ele usou uma fonte disponivel on-line que é utilizada também para atacar pessoas vivas. O que posso dizer é que a Wikinotícias no seu Código de Ética na parte "Referências parciais" cita: ...

Referências com reputação de serem parciais podem ser usadas desde que elas sigam o Código de Ética para Referências (com uma possível exceção para o facto de serem parciais).

Como você deve saber eu não sou brasileiro e conheço muito pouco da atual política brasileira. Eu dei uma olhada nas fontes fornecidas e uma delas mostra o "logo" da Globo no fundo o que me faz entender que, realmente por um descuido o fato aconteceu, e que está sendo utilizado para criticar a Globo.
Eu "pinguei" o criador da notícia, ele atualmente edita ocasionalmente, vamos aguardar o que dizem ele ou algum dos outros administradores. Abraços. DARIO SEVERI (discussão) 10h32min de 20 de maio de 2020 (UTC)

Salve @DARIO SEVERI: Pelo que a Aos Fatos está dizendo, a fonte não respeita o primeiro item do código de ética. Por causa disso o pseudojornal está perdendo seus anunciantes, como a Dell já anunciou. Boas! Ixocactus (discussão) 19h00min de 20 de maio de 2020 (UTC)

@DARIO SEVERI, Ixocactus: Trata-se de um material explicitamente opinativo (o próprio website informa que possui material do tipo), mas a matéria é verídica (veja o UOL: [1] [2]). Edu!disc 19h29min de 20 de maio de 2020 (UTC)
O fato realmente aconteceu como é descrito nas duas fontes da UOL citadas acima pelo Edu!. O nosso Código de Ética menciona no primeiro item que: O principal dever da Referência é respeitar a verdade e o acesso público à verdade ... @Ixocactus:, não tem como eu eliminar uma notícia se as fontes dela confirmam o ocorrido. Podemos acrescentar estas duas fontes da UOL no artigo mas não vai resolver muito. Atenciosamente. DARIO SEVERI (discussão) 03h13min de 21 de maio de 2020 (UTC)
Legal @DARIO SEVERI:. Acho que não consegui me expressar direito. Depois de ver o código de ética, meu entendimento é que o mais adequado seria remover tal site da notícia e colocá-lo na blacklist de vocês, como já fizemos na Wikipédia. Encontrei esta lista de sites de notícias falsas e sensacionalistas na Folha de S.Paulo que imagino ser um bom começo para sanearmos nossas wikis. O pessoal do w:Sleeping Giants também pode nos ajudar com esta blacklist deles. Boas! Ixocactus (discussão) 04h16min de 21 de maio de 2020 (UTC)
@Ixocactus:, pelo que eu sei este projeto nos seus mais de 15 anos de existência nunca teve uma blacklist. O que temos é a página vazia MediaWiki:Spam-blacklist com um pequeno texto somente. Eu estou editando apenas há 3 anos, se os sysops anteriores nunca viram a necessidade de uma eu por enquanto não vejo motivo de criar. Mas se algum outro administrador se interessar em criá-la por mim tudo bem. DARIO SEVERI (discussão) 14h12min de 21 de maio de 2020 (UTC)

Ixocactus, olá! O correto seria na página de discussão da notícia, além do mais evitei o máximo de parcialidade, já que eu estava editando na época e esqueci mencionar o nome dos jornalistas (fontes: [3] e [4]). No entanto, é um exagero colocar em black list o site só porque apresentou perfis falsos (aliás, mudou depois da denúncia). Recentemente, o Jornal da Cidade já está movendo ação contra Aos Fatos por outro motivo e denunciou o perfil no twitter que foi criado este mês o responsável por incentivar empresas a encerrarem o patrocínio. Saskeh (discussão) 05h49min de 22 de maio de 2020 (UTC)

Ok @Saskeh: Foi você que criou a notícia e a responsabilidade é sua. Apresentei o problema aos administradores por ter constatado nas mudanças recentes que esta wiki conta com um número restrito de editores e administradores. Os links do seu abominável blogspot "Amigos da direita" não merecem nem comentário. A Aos Fatos é uma agência de checagem de notícias mantida por profissionais, não por amadores conspiracionistas. O El País tratou especificamente deste site de extrema direita e notícias falsas que você usou como fonte. Não é "exagero colocar em black list" um site que inventa jornalistas. Certamente isso vai contra o código ética que o @DARIO SEVERI: apresentou. Aproveito para alertar os administradores que a Predefinição:Agência Brasil está violando direitos autorais, conforme comentei na discussão correspondente. Ixocactus (discussão) 07h07min de 22 de maio de 2020 (UTC)