Wikinotícias:Regras de conduta para administradores

Fonte: Wikinotícias

Os administradores devem seguir as regras de conduta para administradores.

Regras gerais[editar código-fonte]

Um administrador deve seguir, até porque tem a responsabilidade de zelar pelo seu cumprimento, assim como qualquer outro editor, as normas estabelecidas pela comunidade em:

Bloquear IPs[editar código-fonte]

Os IPs só devem ser bloqueados em caso de vandalismo reiterado. Notifica-se caso tenha sido sua primeira edição e, em caso de reincidência, bloqueia-se o usuário. Os IPs não podem ser indefinidamente bloqueados porque podem estar a ser utilizados por mais de um editor.

Proxies anónimos[editar código-fonte]

Os IPs relativos a proxies anónimos podem ser permanentemente bloqueados e não devem ser desbloqueados.

Bots[editar código-fonte]

Os bots têm que ser aprovados previamente, caso contrário podem ser bloqueados. Esta regra tem como objetivo impedir que os bots ocupem demasiada largura de banda ou executem tarefas que não podem ser controladas por utilizadores humanos.

Bloquear páginas[editar código-fonte]

As páginas podem ser bloqueadas nas situações seguintes:

  • Quando a página for alvo de vandalismo reiterado. Neste caso, a página tem que ser desbloqueada num prazo razoável para os utilizadores a poderem editar.
  • Quando a página é alvo de uma disputa sem resolução à vista, pode ser bloqueada temporariamente até as coisas se acalmarem. Neste caso, só os administradores que não participam na disputa podem bloquear a página.

Eliminar páginas[editar código-fonte]

Os administradores devem seguir o Procedimento de eliminação de páginas e as orientações em páginas para eliminar.

Lidar com vandalismo e outras violações das políticas[editar código-fonte]

O vandalismo, seja através de danos em páginas com conteúdo, seja através da criação de páginas novas cujo único conteúdo é lixo ou insultos, deve ser combatido rapidamente. Caso as páginas já existam antes do vandalismo, os administradores devem reverter as alterações dos vândalos o mais depressa possível; caso as páginas sejam novas, os administradores poderão excluí-las.

As violações claras de copyright devem ser tratadas do mesmo modo de outras formas de vandalismo, adicionando-se às páginas, neste caso, a nota {{VDA}}, seguida do URL de onde o material foi copiado. Quando as violações não são claras, cabe aos administradores a responsabilidade de tentar obter informação mais concreta e de chegar a uma decisão final.

Em qualquer caso, não se deve reverter uma página mais de três vezes seguidas. Em casos de vandalismo persistente, deve-se esperar primeiro que o vândalo desista e reparar os estragos mais tarde. Em casos extremos, bloquear as páginas é uma opção.

Todas estas tarefas (menos bloquear páginas) podem e devem ser desempenhadas também pelos demais utilizadores.

Novos administradores[editar código-fonte]

ver: Wikinotícias:Pedidos de administração