Wikinotícias:Redação/Wikinews Nunchi (24/05/2021)

Fonte: Wikinotícias

Olá! Queria iniciar dizendo que estou muito contente com as mudanças que ocorreram aqui no último ano. No entanto, é fato que o Wikinotícias (e outros projetos também) não recebe atenção e recursos com equidade. O objetivo é proporcionar discussões em diferentes idiomas. Afinal, a união faz a força.

Logotipo do Wikinews Nunchi, uma adaptação simples.
O logotipo atual do Wikinotícias possui sombras e muitos detalhes.
Dezenas de empresas (como Google, Apple, Globo) atualizaram seus logotipos. Eles se tornaram mais simples, de fácil reprodução e adaptação.
Exemplo: logotipo do portal brasileiro Universo Online (UOL), atualizado em 2021.
WIKINEWS NUNCHI

Nunchi é uma expressão coreana (em hangul: 눈치)[1] e significa a capacidade de ouvir os outros e compreendê-los. Escolhi este termo porque um dos principais objetivos é aumentar o diálogo entre os diferentes idiomas, mas vocês podem sugerir outros. Além disso, o Wikinotícias é o projeto que recebeu o maior número de pedidos de fechamento nos últimos anos, a versão em coreano sofreu dois pedidos.[2] A Coreia do Sul possui 51,5 milhões de habitantes (27ª maior população do mundo).

Algumas considerações:

  • Dados do Wikinotícias: já existem ferramentas que mostram alguns dados do Wikinotícias, mas esses não são precisos. Por exemplo: qual a porcentagem de notícias sobre a África? e os demais continentes? Quantas notícias sobre COVID-19 já foram publicadas? É bem comum ver esses dados na Wikipédia, mas não aqui. O ​Wikinotícias em russo realiza alguns levantamentos sobre crescimento, mas estes dados não são disponíveis para todos também.
  • Novos recursos para todos: quanto maior o número de projetos, proporcionalmente a tarefa ganha maior atenção e prioridade. Por exemplo, veja a tarefa ao lado. Essa extensão (criada inicialmente para o Commons) melhora a forma de pesquisa e é perfeita para o Wikinotícias! Especial:Pesquisar é uma das páginas mais visitadas aqui e muitas pessoas não encontram o conteúdo procurado. Isso ocorre porque utilizamos categorias; com a extensão nem seria necessário criar redirecionamentos. Isto se estende para diversos outros recursos, como gadgets também.
  • Divulgação e identidade: estratégias de divulgação nas redes sociais é essencial. Adição de correlatos em outros projetos, criação de vídeos ou até mesmo um app (surgido no Wikinotícias anglófono) são sugestões. Quase todos (ou todos) os idiomas não possuem um wordmark ainda; é necessário criá-los e organizar.

O que acham? Se aqui aprovado irei apresentar aos demais. E obviamente que as versões terão autonomia para aceitar ou não as propostas.

Notas[editar código-fonte]

  1. ((pt)) De cafuné a ubuntu: 10 palavras 'sem tradução' famosas no mundo — BBC News Brasil, 2019  
  2. "Wikinotícias em hebraico pode ser fechada em breve", Wikinotícias, 23 de abril de 2021.

Comentários[editar código-fonte]

Eu Concordo com o Wikinews Nunchi, pois temos a capacidade de ouvir e compreender os outros pela internet. Eu crio verbetes com livros da Bíblia no Wikcionário pensando nos estrangeiros, pois não é só aqui no Brasil que é permitido entrar evangélico, mas em outros países também. Por isso, os livros da Bíblia estão sendo criados em idiomas de países onde o cristianismo é a religião majoritária, porque em países muçulmanos, evangelização é crime, e evito criar verbetes com livros da Bíblia em idiomas desses países. Na Indonésia, mais de 500 igrejas foram queimadas e destruídas, e cristãos assassinados. Em Marrocos, as pessoas perdem o emprego e são presas por causa da fé em Jesus Cristo. Na China é proibido o estudo da Bíblia para menores de 18 anos, como se fosse uma revista masculina ou um filme erótico. Portanto, evito criar verbetes com livros da Bíblia em indonésio, apesar de existirem artigos com capítulos da Bíblia na Wikipédia em indonésio, árabe, árabe marroquino e chinês, mas o quarto grupo da língua chinesa (min dong) foi incluído no Wikcionário em português com a lista de livros da Bíblia. Leonardo José Raimundo (discussão) 21h06min de 25 de maio de 2021 (UTC)[responder]

Concordo com a ideia do Nunchi, quanto maior a divulgação melhor é para o projeto. DARIO SEVERI (discussão) 13h26min de 26 de maio de 2021 (UTC)[responder]