Wikinotícias:Redação/Unificar seis categorias para única categoria (23/06/2018)

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Unificar seis categorias para única categoria[editar]

Grondin, DARIO SEVERI, Richard Melo da Silva, AlvaroMolina, Érico, ANGwiki, Leandro LV, Micael D., Leonardo José Raimundo, Andrevruas, Editor D.S, PontoComPontoBR, Pedrohoneto, Conde Edmond Dantès, RadiX, Minerva97, Guga1248, MadeinChina, Mr. Fulano e AmigodosNovatos, desculpem por citarem seus nomes (apenas usuários ou utilizadores mais ativos recentes), mas isso é importante a todos:

Proponho sugestão para unir as categorias de Crime, Crime e lei, Crimes, Direito, Leis e Justiça para única categoria que dá dimensão às categorias citadas: Crime, Direito e Justiça. Exclui "Lei(s)" porque foi traduzida erradamente do antigo usuário da palavra em inglês "LAW", pois o correto é "DIREITO" (da categoria "Crime and law").

Já as outras categorias falam praticamente a mesma coisa, tanto que criei a predefinição do Crime, Direito e Justiça, além de ter incluído nas interwikis e os redirecionamentos das predefinições que serão usadas no futuro (as predefinições de Crime, Crimes, Direito, Direitos e Justiça que devem ser protegidas. O problema é que as notícias com as categorias citadas estão protegidas (há muitos anos atrás), o que neste caso, só pode ser feitas por bot autorizado, que depois do longo trabalho, redirecionar todas as categorias nas notícias para a nova que eu criei que é mais coerente. Saskeh (discussão) 21h34min de 23 de junho de 2018 (UTC)

A favor[editar]

  1. Symbol support vote.svg Concordo Mr. Fulano (discussão) 21h37min de 23 de junho de 2018 (UTC)
  2. Symbol support vote.svg Concordo. Não há necessidade de manter as categorias Crime, Crime e lei ou Crimes se podem ser unidas em uma só categoria. Do jeito que está fica redundante e, por que não dizer, bagunçado. --Editor D.S (discussão) 22h24min de 23 de junho de 2018 (UTC)
  3. Symbol support vote.svg Concordo ... demais categorias existentes. DARIO SEVERI (discussão) 02h49min de 24 de junho de 2018 (UTC)
  4. Symbol support vote.svg Concordo, inclusive, creio que existe outros casos semelhantes. Edmond Dantès d'un message? 08h09min de 24 de junho de 2018 (UTC)
  5. Concordo em partes. Todas as categorias de "crime" devem ser fundidas em uma só, do mesmo modo como as que tratam de Justiça e Leis podem virar uma. Melhor juntar alguns temas mas sem transformar tudo numa salada de frutas sem qualquer critério. Aproveito para alertar que alguns usuários costumam criar categorias para uma só página, o que vai contra as normas das categorias. Fica ai o aviso para isso não continuar se repetindo. Pedrohoneto (discussão) 19h09min de 24 de junho de 2018 (UTC)
  6. Symbol support vote.svg Concordo Vide opinião dos colegas acima. Guga1248 (discussão) 03h07min de 25 de junho de 2018 (UTC)
  7. Symbol support vote.svg Concordo; boa proposta. Micael D. Oi, meu chapa! 13h10min de 25 de junho de 2018 (UTC)
  8. Symbol support vote.svg Concordo Leefeniaures audiendi audiat 21h09min de 2 de julho de 2018 (UTC)

Contra[editar]

  1. Symbol oppose vote.svg Discordo No Wikcionário existem as categorias Direito e Crime, que são totalmente diferentes. Prefiro que mantenham as categorias Direito, Crime e Justiça. Direito é para notícias jurídicas; crime, para notícias ruins, e justiça, para notícias justas. Leonardo José Raimundo (discussão) 16h55min de 24 de junho de 2018 (UTC)

Comentários[editar]

Decidi fazer votação, após Mr. Fulano aparecer aqui. Saskeh (discussão) 21h41min de 23 de junho de 2018 (UTC)

Saskeh, acredito que o melhor meio de decidir isso seja, mesmo, através de uma votação. Aliás, gosto de votações, pois é algo bem democrático! Sobre a utilização de um bot para fazer essas alterações, poderíamos utilizar o GrondinBot, que está incluído nos grupos robô e administrador, como pode ser visto aqui, já que o mesmo poderá editar em notícias protegidas a nível de administrador. Nesse caso temos que pedir para que o Grondin o programe. Vi que criou a predefinição Crime, Direito e Justiça e achei bem legal. Sobre protege-la (no caso a nível de autoconfirmados), não sei se seria tão necessário, uma vez que o vandalismo nesse projeto é raro. Mas, também, eu poderia fazer isso sem problema algum. Vamos ver o que os outros administradores acham em relação a proteção. --Editor D.S (discussão) 22h34min de 23 de junho de 2018 (UTC)

Nada contra em protege-la a nivel de autoconfirmado. DARIO SEVERI (discussão) 09h05min de 24 de junho de 2018 (UTC)
É possível fazer isso com o meu bot.-- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 16h31min de 24 de junho de 2018 (UTC)
Yes check.svg Feito. CrimeCrime, Direito e Justiça -- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 17h06min de 24 de junho de 2018 (UTC)
Eu posso cancelar a operação se você quiser.-- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 18h08min de 24 de junho de 2018 (UTC)
Grondin, acho que antes de fazer qualquer mudança, é melhor aguardar um pouco para saber qual será o resultado da votação dessa proposta. :) --Editor D.S (discussão) 18h21min de 24 de junho de 2018 (UTC)
Eu concordo com você.-- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 18h24min de 24 de junho de 2018 (UTC)

Leonardo José Raimundo, aqui temos categorias para os crimes e os direitos, as categorias do crime organizado e os direitos humanos e das mulheres. Quem lida no combate ao crime organizado são as polícias, que tem a sua própria categoria "Polícia", no entanto, nós sabemos que as polícias de todo mundo não faz combate apenas ao crime organizado, como também prender bandidos comuns. No entanto, como as polícias na maior parte do mundo estão tomadas pela corrupção e subornos com envolvimento com o crime organizado, é usado pelas Forças Armadas (como os casos de Colômbia e o México).

Decidi pesquisar sobre direito por país nas wikinews estrangeiras, que parece ser mais coerente: na wikidata (ou wikidados) a categoria "LEI" está errada, pois o certo é "DIREITO", então esta categoria deve permanecer (fiz correção no sitelinks na wikinews) e percebi que não existe a interwiki de "direito" em inglês na wikidata, que poderia ser law, mas está como "crime and law" como eu já citei.

Há também a possibilidade de até surgir outras com "direito" em singular: administrativo, autoral, civil, comercial, constitucional, criminal, internacional, laboral (refiro aos trabalhadores), penal, público. A mesma coisa também nos "direitos" no plural: das pessoas, das mulheres, dos animais, humanos. Achei a variedade de crime chamado criminalidade na wikidata que não tem português (na wikipédia, é redirecionado para crime).

Em outra categoria repetida do mesmo crime que achei foram os de crimes informáticos e de informática, só que geralmente os crimes informáticos ou de informática são na verdade, estão na internet. Quando se fala em informáticos ou de informática, são geralmente restrito a "laboratório de informática" para acessar internet ou escrever trabalhos informáticos (se lembram daquelas que eram mais usadas nos Anos 90 e década passada nas escolas, colégios e universidades?). Parece que a categoria correta é a de crimes na internet, que não existe e para cometer ou caracterizar algum crime informático, tem que está conectado ou ter armazenado da internet.

Saskeh (discussão) 02h49min de 26 de junho de 2018 (UTC)

Realmente estas duas categorias, Crimes informáticos e Categoria:Crimes de informática devem ser fundidas na primeira categoria ou mudando ela de nome para Categoria:Crimes na internet. DARIO SEVERI (discussão) 04h19min de 26 de junho de 2018 (UTC)

Conclusão[editar]

Passaram-se 7 dias desde que essa proposta foi publicada. Das 8 pessoas que participaram, 7 votaram Symbol support vote.svg a favor da união das categorias Crime, Crime e lei, Crimes, Direito, Leis e Justiça para formar uma só, que seria a categoria Crime, Direito e Justiça. Apenas 1 pessoa votou Symbol oppose vote.svg contra a proposta. Sendo assim, acredito que já podemos encerrar essa discussão e aplicar o que foi proposto. Gostaria de agradecer a participação do Mr. Fulano, DARIO SEVERI, Conde Edmond Dantès, Grondin, Pedrohoneto, Micael D., Guga1248, Leonardo José Raimundo e o proponente Saskeh. Grondin, poderia fazer com que o seu bot desse prosseguimento nas alterações? --Editor D.S (discussão) 00h40min de 1 de julho de 2018 (UTC)

Yes check.svg Feito. CrimesCrime, Direito e Justiça -- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 18h21min de 1 de julho de 2018 (UTC)
Yes check.svg Feito. Crime e leiCrime, Direito e Justiça -- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 18h39min de 1 de julho de 2018 (UTC)
Yes check.svg Feito. DireitoCrime, Direito e Justiça -- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 18h42min de 1 de julho de 2018 (UTC)
Yes check.svg Feito. LeisCrime, Direito e Justiça -- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 18h53min de 1 de julho de 2018 (UTC)
Yes check.svg Feito. JustiçaCrime, Direito e Justiça -- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 19h20min de 1 de julho de 2018 (UTC)

Eu acredito não ter encerrado este debate, pois eu já tenho revisto por criar "Crime, Direito e Justiça" e optar por apenas "Justiça" (na predefinição e categoria), enquanto "Crime" e "Direito" nas suas categorias. Saskeh (discussão) 23h06min de 1 de julho de 2018 (UTC)

Saskeh, não consegui entender muito bem. Você quis dizer que essas categorias deveriam ser unidas apenas em "Justiça", ao invés Crime, Direito e Justiça, é isso? --Editor D.S (discussão) 23h13min de 1 de julho de 2018 (UTC)
Sim Editor D.S, separando Crime, Direito e Justiça em três categorias. Justiça em categoria e predefinição. Saskeh (discussão) 23h41min de 1 de julho de 2018 (UTC)
Entendi Saskeh. Por mim, não vejo problema nenhum de se fazer isso. O problema é que a maioria já votou na proposta de criar a categoria Crime, Direito e Justiça. Acredito que se mudarmos agora, seria um desrespeito com os votos dos demais colegas, sem contar que o bot já fez a alteração proposta inicialmente nas notícias. Não acha melhor deixar do jeito que está? --Editor D.S (discussão) 00h00min de 2 de julho de 2018 (UTC)
Olá, Editor D.S. Acredito que sim, pois melhor deixar 6 meses depois desta definição e eu dar sugestão a vocês, já que sou mais antigo desta WN. Saskeh (discussão) 09h04min de 2 de julho de 2018 (UTC)
Ok então Saskeh. Acredito que essa seria a maneira mais correta. Obrigado pela compreensão. :D --Editor D.S (discussão) 14h51min de 2 de julho de 2018 (UTC)

Saskeh, desculpe por não participar dessa discussão relevante, mas se tivesse ativo, eu daria sim pela mudança PontoComPontoBR (discussão) 22h06min de 28 de novembro de 2018‎ (UTC)