Wikinotícias:Redação/Pequenas mudanças (16/10/2022)

Fonte: Wikinotícias

DARIO SEVERI Marcia Bia Juan90264: Olá todos e todas. Pequenas mudanças serão aplicadas ao Wikinotícias em breve. Edu!disc 15h27min de 16 de outubro de 2022 (UTC)[responder]

Página principal[editar código-fonte]

  • Versão móvel: a versão móvel deve receber um grande número de mudanças.
    • O cabeçalho passará a ser visível, em uma versão simplificada. As ligações para categorias relevantes serão movidas para o cabeçalho (atualmente estão ao rodapé).
    • A manchete receberá uma definição de tamanho máximo para texto e imagem, assim como ocorre na versão desktop. A atualização é mais acessível aos usuários que pretendem usar a versão móvel em telas maiores.
    • O título das chamadas passarão a ser alinhados com a imagem, que perderão a definição de tamanho. As imagens terão uma definição de tamanho máximo e mínimo. Nos testes que realizei adicionei background nas chamadas, tornando-as semelhantes a um card.
    • A ligação para os indicadores financeiros e os projetos-irmãos estarão visíveis.
  • Versão desktop: pequenas alterações e correções serão realizadas.
    • Correção de erro de lint no cabeçalho. Além disso, o cabeçalho receberá uma nova class para o background das categorias relevantes.
    • A página de estilo (css) será excluída e o código relevante movido para MediaWiki:Common.css, já que sua maioria não é utilizado atualmente.
    • As imagens das chamadas podem receber mudanças, para se adaptarem sem a necessidade de definir um parâmetro. Estou verificando melhor.
  • Um das sugestões gerais é alterar color nos títulos. A alteração para #36c é um padrão da nossa skin e torna mais acessível. Apoio essa alteração.

Páginas Wikinotícias:Ano/mês[editar código-fonte]

A página contendo as últimas notícias do mês está disponível na PP, por exemplo: WN:2024/abril. Recentemente, senti a necessidade de incluir um botão de atualizar (ou purgar) na página atual, pois sem limpar o cachê normalmente vemos ela vazia. Temos um gadget para isso, mas nem todos têm acesso a ele.

Quando procurei a predefinição, percebi que tínhamos um problema maior. A predefinição foi criada há muito tempo, aliás as predefinições, pois para gerar apenas um calendário usamos todas essas: {{janeiro}}, {{fevereiro}}, {{fevereiro2}}, {{março}}, {{abril}}, {{maio}}, {{junho}}, {{julho}}, {{agosto}}, {{setembro}}, {{outubro}}, {{novembro}}, {{dezembro}}, {{30mesDom}}, {{30mesSeg}}, {{30mesTer}}, {{30mesQua}}, {{30mesQui}}, {{30mesSex}}, {{30mesSab}}, {{31mesSeg}}, {{31mesTer}}, {{31mesQua}}, {{31mesQui}}, {{31mesSex}}, {{31mesSab}}, {{28mesDom}}, {{28mesSeg}}, {{28mesTer}}, {{28mesQua}}, {{28mesQui}}, {{28mesSex}}, {{28mesSab}}, {{29mesDom}}, {{29mesSeg}}, {{29mesTer}}, {{29mesQua}}, {{29mesQui}}, {{29mesSex}}, {{29mesSab}}.

Além da enorme quantidade de predefinições, código obsoleto ainda é adicionado diretamente na página. Por isso, resolvi criar uma predefinição: {{calendário}}. Diferente do modelo atual, ela possui apenas um parâmetro (dow=) e todos os outros dados são obtidos automaticamente.

Ela foi inspirada no calendário usado na Wikipédia, mas simplifiquei todo o código e adaptei para o Wikinotícias. Diferente da WP, ela usa apenas {{cal}} para obter informações das funções sintáticas. Fiz os testes e ela parece funcionar perfeitamente, devo substituir pelas outras em breve.

Comentários[editar código-fonte]

Propostas Edu!disc 15h25min de 16 de outubro de 2022 (UTC)[responder]

Que bom que estas sempre melhorando esta parte técnica. O aviso porém para mim não funcionou. DARIO SEVERI (discussão) 16h26min de 16 de outubro de 2022 (UTC)[responder]
DARIO SEVERI: obrigado! Realmente não apareceu pra mim que foi enviado a notificação. Tentei de novo, vamos ver se agora vai. Edu!disc 18h44min de 16 de outubro de 2022 (UTC)[responder]

Olá DARIO SEVERI, Marcia Bia, Juan90264, e entre outras pessoas que possam ver essa página. Estou apenas passando aqui para informar que as mudanças foram aplicadas. Ambas as versões foram aprovadas nos quesitos de correção de código e velocidade, como pode ser visto na imagem. Edu!disc 15h12min de 24 de outubro de 2022 (UTC)[responder]