Wikinotícias:Redação/Notoriedade (18/01/2007)

Fonte: Wikinotícias

Bem, notoriedade não é o melhor nome. Talvez ... decidir as formas de se escrever certas notícias. Como notícias em sequencia mas que são momentâneas (o acidente do metro), em sequencia sem tempo determinado (epidemia da gripe aviária) e que sempre acontecem (partidas de futebol).

Tem assuntos que são notícias para acompanhamento (dinâmicas) como doenças, desastres, conflitos e política, que precisam de atualização constante. Enquanto outros são notícias apenas para informar (estáticas) como tecnologia, violência, economia, religião.

Acho q esses assuntos, dependendo das discussões, poderiam ir para a página de como escrever uma notícia.

Rjclaudio 00:49, 18 janeiro 2007 (UTC)

Acidentes[editar código-fonte]

Exemplo atual : Obra no metrô de São Paulo desaba

O que é melhor fazer : uma notícia pra cada vítima encontrada, ou uma notícia sobre as vítimas e ir atualizando ? Ou os dois, indicando a notícia geral das vítimas no final de cada notícia de vítima na seção de Ver também ?

Minha solução

Acho q dependendo, se forem notícias pequenas só para informar sobre algo que completa uma notícia principal (achando as vítimas de acidentes) podia-se criar as notícias pra informar sobre cada vítima conforme forem encontradas e depois que todas as vítimas forem encontradas, juntar todas essas notícias em uma só criando redirects, que seria a notícia central das vítimas, mantendo as datas em que as notícias foram criadas (para o leitor ter noção da ordem cronológica).

Rjclaudio 00:49, 18 janeiro 2007 (UTC)

Futebol[editar código-fonte]

Para notícias que sempre acontecem, uso o exemplo do futebol. Toda notícia de futebol deve vir pra cá ? Ou melhor, deve ter uma notícia pra cada jogo de futebol ? Se não, quais jogos ? Ou quais campeonatos ? Tá certo que um campeonato que "carece de notoriedade" pode ter uma partida importante, onde um lanterna vence o líder, que seria o atual campeão do mundo. Não sei. Mas pra isso que serve os critérios.

Rjclaudio 00:49, 18 janeiro 2007 (UTC)

Epidemias[editar código-fonte]

Exemplo atual : Gripe Aviária volta em 2007

E na área de notícias em sequência, cito as doenças, mais especificamente as epidemias. Um exemplo é a gripe aviária. No oriente sempre está tendo casos de gripe aviária. Será necessário criar uma notícia pra cada vez que se acha um ? Ou no caso da volta da gripe, como aconteceu no início deste ano, cria-se uma notícia pra cada país que acha um foco ? Critérios de notoriedade valeriam a pena.

Minha solução

Na notícia que criei sobre a gripe estou pensando em mudar o foco para o vírus H5N1, a variante mais forte do vírus da gripe, que reaparece depois de 3 anos e reacende o temor por uma epidemia maior. Esse caso tem um diferencial. O foco ficaria no Japão, onde foi encontrado, e os focos encontrados nos outros países apareceriam no final da notícia. Melhor do que criar uma notícia pra cada foco.

Ou seja, criar a notícia focalizada no diferencial, atrativo, notório, e circundar com outras, também notórias mas qeu só o são por causa da principal.

Rjclaudio 00:49, 18 janeiro 2007 (UTC)

Olha Rjclaudio, primeiramente, porque não movemos essa discussão para as propostas (que vou fazer agora) e lá você poderá propor as categorias livremente. Ou também em Wikinotícias:Café dos categorizadores. ArmagedonDiscussão 00:56, 18 janeiro 2007 (UTC)

Movido de: Wikinotícias:Esplanada/geral#Notoriedade ArmagedonDiscussão 00:58, 18 janeiro 2007 (UTC)

A intenção não é criar categorias e sim saber como se deve proceder em casos de notícias como as que citei acima. Cria uma notícia pra cada acontecimento ? Junta tudo em um só e cria redirect ? Junta mas deixa cada uma, colocando apenas um link ? Deixa e depois de um tempo junta ? Qual o melhor pra fazer, isso q eu queria saber.
Não sei se seria bem uma proposta, porque não sei o q fazer. Não estou propondo solução, estou em busca de uma. Tá, talvez seja proposta.
Mas e aí, qual a solução na sua opinião ? Rjclaudio 01:43, 18 janeiro 2007 (UTC)
Acho que a solução é criar uma notícia para cada acontecimento. Caso venha alguém editar uma notícia muito parecida (em termos, título, conteúdo, etc.), faremos o redirecionamento da página para a notícia já criada. ArmagedonDiscussão 12:16, 18 janeiro 2007 (UTC)