Wikinotícias:Redação/Categorização de notícias antigas (07/02/2007)

Fonte: Wikinotícias

Artigo da sugestão de categorização : Usuário:Rjclaudio/Categoria

Um dia desses fui tentar mudar categorias de notícias antigas, e descobri que essas ficavam protegidas.

Bem, estou tentando reformular as categorias (Usuário:Rjclaudio/Categoria). Na última vez que atualizei a contagem (19 de janeiro) tinham em torno de 668 artigos para adicionar / mudar categorias, e 47 categorias a serem criadas (23 se forem contar apenas as categorias com 5 ou mais artigos).

Já coloquei o assunto na esplanada, e na página do projeto de reformulação das páginas do projeto (link para o local).

Não adiantou muito. Então já faz quase 1 mês que apresentei e nada foi feito. Falaram (já esqueci quem) que pra facilitar a aceitação deveria criar portais. Mas portais precisam de categorias. E criar categorias para ter apenas 1 artigo, enquanto 40 que poderiam estar ainda não foram colocados, acho desnecessário. Faz os portais depois.


Queria saber de que jeito pode-se fazer essa organização. Deve-se pensar também para o futuro. Quando tiver muitas notícias em uma categoria, normal ela ser dividida. E para isso pode ser necessário recategorizar mais de 200 notíicias. Como apenas os sysops podem fazer isso, vamos ter muitos problemas em recategorizações.


Estou pensando em deixar a discussão em aberto por 1 ou 2 semanas, e se ninguém apontar algum ponto que não concorde, vou considerar que a minha categorização está correta.

Então faltará saber como fazer a categorização. Já que nenhum sysops vai querer gastar dias categorizando 668 notícias. Eu poderia fazer, mas não sou sysops. (podia ser, temporariamente, apenas para esse caso. Mas acho q tem outros modos melhores).

Rjclaudio 15:49, 7 fevereiro 2007 (UTC)

Bom, Rjclaudio, gostaria de propor você a ser sysop, mas sabe como é a questão de tempo de registro que já foi-lhe explicado. Voltando ao assunto, há uma solução que tenho em mente para fazer isso: criando robôs. Não sei se vá a saber criar um(alguns) robô(s) (pois eu não sei), pois já havia proposto de ampliarmos a coordenação robótica do Wikinotícias, mas não houve manisfestação. Então, eu aprovo seu "programa de categoriazação para o Wikinotícias", sendo que, do mesmo jeito, pode ser listada todos as notícias em Wikinotícias:Café dos categorizadores se quiser. Iremos levar o assunto adiante, sugerindo novas dúvidas. ArmagedonDiscussão 16:01, 7 fevereiro 2007 (UTC)
Fui ver a Ajuda:Como usar bots. Achei a seção 6.4.2 Categorizando uma lista que trata de categorização. Mas tem isso : "Nota: o programa categoriza todas as páginas da lista em apenas uma categoria informada pelo usuário." Só vai ficar uma categoria em cada notícia, ou vai adicionar apenas uma categoria, mesmo que eu coloque pra adicionar duas ?
Se fosse usado um bot, poderia ele ser promovido para sysops para esse fim (recategorização) ?
Não entendi direito como q se cria um bot. Depois vou abaixar e fazer uma experiência. Mas nem sei como fazer a experiencia. Crio uma conta com um nome tipo rjclaudio-bot ? To completamente perdido. Rjclaudio 16:31, 7 fevereiro 2007 (UTC)
Você, rjclaudio, terá de baixar alguns programas e colocar o que está sendo pedido nessa página. Também tem outra opção, a Catall.py, que faz o bot categorizar todas as páginas, sendo que ele vai pedir quais páginas são que você quer categorizar por vez. ArmagedonDiscussão 16:35, 7 fevereiro 2007 (UTC)
Se quiser, pode colocar o bot com esse nome, desde que esteja se referindo a você. Segundo o que andei ouvindo, o bot é promovido a sysop depois da aprovação. Caso o Carlosar (Disc.Contrib.) não esteja presente, já que ele é o único burocrata do Wikinews, você pede ao usuário Redux (Disc.Contrib.) que ele promoverá seu bot a sysop segundo as normas. ArmagedonDiscussão 16:37, 7 fevereiro 2007 (UTC)

Olá, pessoal. Parabéns, Rjclaudio, pelo levantamento que fez, não o tinha visto pois estive longe estes últimos tempos, mas estou voltando. Estou neste exato momento analisando também as categorias. Quanto a robôs, ontem mesmo estava, por outras razões, sondando como instalar e operar um aqui. No entanto, não estou muito livre, mas tentarei apressar o passo. Voltarei. -- Haomon 16:54, 7 fevereiro 2007 (UTC)

Do mesmo jeito de um ou outro usuário criar um bot, necessitamos para a organização das categorias, ou seja, de incluir a categoria desejada nos artigos pedidos. ArmagedonDiscussão 22:01, 7 fevereiro 2007 (UTC)
Olá. Vi que temos duas categorias para o mesmo tipo de objeto, Categoria:Usuários línguas e Categoria:!Babel. Em Wikinotícias:Babel diz que deveríamos pôr todos naquela. Então achei que mover as categorias da !Babel para a Usuários línguas seria uma boa tarefa para testar o robô, pois se trata de algo menos importante, a meu ver. Se vocês concordarem, fá-lo-ei. No entanto, acho que !Usuários por língua seria melhor. Enfim, o que vocês acham? Um abraço -- Haomon 23:58, 7 fevereiro 2007 (UTC)
Eu prefiro Categoria:Usuários por língua. "Usuários lingua", dois substantivos sem nenhuma palavra pra conexão entre eles. Assim como tem Categoria:Notícias por data e não "Notícias data". Mas realmente, é uma boa oportunidade. Rjclaudio 10:50, 8 fevereiro 2007 (UTC)
Concordo com os dois. !Usuários por língua é melhor pois é mais a forma popular de ser falado (acho eu), e, com certeza, é uma oportunidade muito boa para testar o bot. ArmagedonDiscussão 20:32, 8 fevereiro 2007 (UTC)
Feito, mas há muito o que aprender, não sei ainda quanto poderei fazer pelas mudanças. -- Haomon 21:33, 8 fevereiro 2007 (UTC)
Haomon, peço para você colocar em votação de aprovação o seu robô Habot em Wikinotícias:Robôs/Pedidos de aprovação para que o Carlosar (Disc.Contrib.) ou então o Redux (Disc.Contrib.) tenha certeza que este foi aprovado pela comunidade. Obrigado. ArmagedonDiscussão 22:37, 8 fevereiro 2007 (UTC)
Feito -- Haomon 12:11, 10 fevereiro 2007 (UTC)

Categorias existentes[editar código-fonte]

Com o intuito de ajudar na proposta do Rjclaudio estive analisando as categorias já existentes e notei algumas coisas:

O MST pertence a FARC ? Pode até ter ligação, mas não pertence. Então por mim ficava separado. Mas onde ... Rjclaudio 16:04, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Confesso que fiquei em dúvida em como fazer aqui. Acho que o mais lógico é deixar a cat MST separada das FARC. Para que a cat MST estivesse junta às FARC só se houvesse mais notícias sobre MST e FARC. --Carlosar @ 02:55, 26 fevereiro 2007 (UTC)
Por mim fundia-se as duas. O q é entretenimento normalmente não é cultura também ? Rjclaudio 12:25, 23 fevereiro 2007 (UTC)
O problema é que essa categoria Cultura e Entretenimento é antiga, foi proposta pelos colaboradores no início do projeto. Antes de mexer seria bom dar uma boa analisada.--Carlosar @ 02:55, 26 fevereiro 2007 (UTC)
Já arrumei. Acho q as cidades devem ficar nos estados, senão com o tempo ficaria td bagunçado. Rjclaudio 12:25, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Ok --Carlosar @ 02:55, 26 fevereiro 2007 (UTC)

Agradecimentos pelas sugestões e comentários sobre a categorização. Esta é uma parte que dá um pouco de trabalho e meio difícil de decidir às vezes --Carlosar @ 02:55, 26 fevereiro 2007 (UTC)

Saudações a todos -- Haomon 01:13, 12 fevereiro 2007 (UTC)

Mudei um pouco a organização, separando em tópicos os pontos q tinham comentários. Rjclaudio 17:27, 23 fevereiro 2007 (UTC)

Clubes desportivos[editar código-fonte]

Já fiz a mudança. As notícias são apenas sobre o futebol, embora os clubes possam ter também outros esportes. Quando tivermos notícias sobre os outros esportes, aí pensamos melhor no q fazer. Por enquanto, melhor assim, creio eu. Rjclaudio 12:25, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Você tem razão, os clubes podem ter outros esportes. Talvez devamos deixar como estava. -- Haomon 15:51, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Q tal mudar o nome das categorias para Categoria:São Paulo Futebol Clube e Categoria:Corinthians Futebol Clube (o nome correto claro, não sei se são esses)? Já deixaria mais explicado. E enquanto nao tem notícias de outros esportes, não precisa ser algo mais geral para os clubes. Rjclaudio 17:27, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Concordo em alterar os nomes também. Creio que a Wikipédia nos pode ajudar quanto aos nomes corretos: Corinthians. -- Haomon 17:02, 25 fevereiro 2007 (UTC)

Notícias por região[editar código-fonte]

Não entendi. Fui ver as categorias, e me parece q está td bem. Já arrumaram ? Rjclaudio 12:25, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Não arrumaram. -- Haomon 15:51, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Então não entendi oq é. Como assim categorias descendentes ? São subcategorias, não neh? Então me explica aí. Rjclaudio 16:04, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Você vai em Categoria:Notícias por região e espera encontrar o quê? Supunha sub-categorias que são regiões ou notícias. Prosseguindo, encontra Categoria:América do Sul, então Categoria:Bolívia e Categoria:A viagem de Morales, dezembro 2005 - janeiro 2006, que não é uma região nem notícia, mas um tema. -- Haomon 16:29, 23 fevereiro 2007 (UTC)

Não vejo muitos problemas nisso. Essa categoria é a união de várias notícias de um mesmo tema. Melhor colocar essa categoria como subcategoria da Bolívia, do q fazer isso com cada uma das notícias.

Note que as notícias pertencentes à Categoria:A viagem de Morales, dezembro 2005 - janeiro 2006 estão também em Categoria:Bolívia. Isso porque costuma-se categorizar uma notícia em pelo menos uma sub-categoria da Categoria:Notícias por região (ou por país) - bem como da Categoria:Notícias por tema e da Categoria:Notícias por data (desta pelo menos e apenas uma). Assim, a meu ver, não há necessidade de convergí-las também em sub-categorias. -- Haomon 17:11, 25 fevereiro 2007 (UTC)


Enfim, não poderíamos juntar Categoria:Notícias por país e Categoria:Notícias por região?

Também concordo em juntar as duas. Prefiro deixar só os países. Rjclaudio 12:25, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Já eu prefiro o nome por região que, a meu ver, comporta melhor México e Oriente Médio, por exemplo, do que por país, onde Oriente Médio não estaria bem. -- Haomon 15:51, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Tá certo, me convenceu. Então fica "por região" mesmo. Rjclaudio 16:04, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Por estar no pé da árvore, creio que seja melhor esperar outras opiniões. -- Haomon 17:11, 25 fevereiro 2007 (UTC)

E ainda, para que serve a Categoria:Continentes?

Essa seria para abranger a Categoria:Ásia, Categoria:África e outras. Como disse antes, por mim tirava. Rjclaudio 12:25, 23 fevereiro 2007 (UTC)

Saudações a todos -- Haomon 01:13, 12 fevereiro 2007 (UTC)

Categorias com escrita diferente nos países de língua portuguesa[editar código-fonte]

Haomon 01:13, 12 fevereiro 2007 (UTC)

Este caso acho o mais fácil de resolver. Na minha opinião é melhor escolher uma das duas opções e ficar com ela. Vou pensar nos outros--Carlosar @ 03:29, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Acho q vale para os 3 casos. Prefiro Categoria:Irã, Categoria:Estados Unidos (por ser menor, e td mundo sabe q é dos EUA), e Polonia não sei, quem usa o q ? Tem uma certa e outra errada naum neh. Sei lá, tira na sorte. Tanto faz. Rjclaudio 12:25, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Irã é o que se usa no Brasil e Irão, nos outros países da CPLP. Assim como Polônia e Polónia. A questão dos EUA é mais fácil, eu prefiro Estados Unidos da América. -- Haomon 15:51, 23 fevereiro 2007 (UTC)

Melhor usar o termo dos outros países, já q são maioria. Não acho q vale a pena colocar um termo em q apenas o Brasil use e todos os outros países de língua portugesa usem diferente. Rjclaudio 16:04, 23 fevereiro 2007 (UTC)

Eu ainda não vi uma boa solução para o problema dos dois portugueses quando se trata de categorias. Enquanto isso, o que decidirem para mim estará bom. -- Haomon 17:13, 25 fevereiro 2007 (UTC)

Bot para recategorização[editar código-fonte]

E aproveitando, como está o processo do bot ? Qnt tempo demora pra aprovar o uso dele ? Vamos seguir a recategorização pela minha sugestão ? Pq não tivemos nenhum comentário contra. Por mim fazia, e se depois visse algo errado (q espero não acontecer), consertava. Rjclaudio 16:04, 23 fevereiro 2007 (UTC)

O Carlosar já marcou o Usuário:Habot como robot. Eu não analisei ainda a sua proposta, mas se os outros o fizeram e concordam com ela, eu posso ver em que posso ajudar. -- Haomon 16:29, 23 fevereiro 2007 (UTC) Isto aqui está uma confusão só. -- Haomon 16:29, 23 fevereiro 2007 (UTC)
Bom, eu Concordo com os dois, e sempre que possível, ajudarei nesse processo de recategorização do Wikinews. --Armagedon :: Pode falar que te escuto! 21:54, 23 fevereiro 2007 (UTC)