Wikinotícias:O Wikinotícias precisa de você

Fonte: Wikinotícias
Ver também:
O Wikinotícias é a fonte de notícias livre escrita por você. Tudo o que pode ler aqui foi escrito por pessoas como você mesmo.

O que são as páginas do Wikinotícias?

Os textos publicados são notícias escritas a partir de um ponto de vista neutro, ou seja, não devem conter opiniões ou comentários. Se o que pretende é dizer ao mundo o que pensa ou quem é, pode criar um blog ou usar outro projeto da Wikimedia.

Existem basicamente dois tipos de matérias:

  • Notícias que utilizam informação de outras fontes — lembre-se que podemos transmitir a informação, mas não copiar o texto de outros jornais. "Mas o que pode oferecer o Wikinotícias que não oferecem os outros jornais?", pode você perguntar. Simples: podemos juntar todos os fatos disponíveis de todas as fontes sobre uma notícia, apresentando todos os argumentos. Podemos ainda apresentar a informação de forma neutra, evitando a parcialidade que pode estar presente noutras fontes. O leitor do Wikinotícias pode ainda consultar toda a informação gratuitamente, sem publicidade e sem necessidade de fornecer quaisquer dados pessoais, nem mesmo o e-mail.
  • Reportagens originais — Você mesmo pode escrever as notícias. Só lhe pedimos que faça anotações detalhadas e as apresente com a notícia. Veja com atenção as políticas sobre reportagens originais.

O que o Wikinotícias quer de você:

  • Escreva notícias importantes ou interessante — As notícias que pode escrever podem ser sobre um evento global ou sobre o que acontece no seu estado, nós não nos importamos. É interesse do Wikinotícias que qualquer pessoa possa publicar informações sobre eventos atuais, então tenha audácia! Você pode usar nossa página de testes.
  • Melhore ou expanda as outras notícias que vê aqui — Ao contrário do que se passa em qualquer outra fonte de notícias, aqui, quando ver um erro ou algo que tenha a certeza que está incorreto, você pode corrigir. Com essa possibilidade nossas páginas podem ser mais completas e corretas.
  • Proponha notícias ou informe de erros — Se você não deseja escrever notícias pode propor uma. Você também pode dar ideias ou fazer comentários nas páginas de discussão ou na redação.

Está bem, como posso começar?

Pronto para escrever? Vá até ao espaço de trabalho, o centro do Wikinotícias, para escrever novas páginas. Se quer explorar mais do Wikinotícias: como leitor vá para a página principal, como wikijornalista comece na página de boas-vindas.